Anúncios
Dana, uma orangotango mantida em cativeiro no safári de Taigan, na Crimeia, está sob cuidados veterinários após ser exposta a um cigarro eletrônico por uma visitante. A responsável, identificada como a boxeadora russa Anastasia Luchkina, de 24 anos, gravou e publicou o momento em que entrega o vape ao animal.
Veja vídeo:
Russian boxer teaches an orangutan how to vape
— RT (@RT_com) June 30, 2025
The 'bright' idea to thug-ify the animal came to the athlete during a trip to a Crimea zoo
Others weren't so amused with the initiation and she now faces disciplinary actions pic.twitter.com/CmDFChsQtQ
Desde o episódio, Dana apresenta sinais preocupantes como perda de apetite, fraqueza e mudanças comportamentais. Há suspeita de que ela tenha ingerido o refil do dispositivo, que contém entre 2,5 e 3 ml de nicotina líquida — quantidade suficiente para causar uma grave intoxicação em um animal da espécie.
Anúncios
Veterinários seguem monitorando o estado de saúde da orangotango, e os resultados dos exames devem sair nos próximos dias.
Para a vice-presidente da organização de defesa animal PETA UK, Mimi Bekhechi, o ato é inaceitável: “Anastasia Luchkina deve ter levado muitas pancadas na cabeça se acha engraçado dar um vape a um orangotango… uma violação do bem-estar desse macaco inteligente e gentil”, disse à imprensa britânica.
Anúncios
Dana é a única orangotango do local e vive em cativeiro desde 2018, longe de seu habitat natural nas florestas tropicais do Sudeste Asiático. A espécie está classificada como “ameaçada de extinção” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Para entidades de proteção animal, o episódio expõe mais uma vez os riscos da manutenção de animais selvagens em zoológicos inadequados e a fragilidade da segurança nesses espaços. A exposição constante a humanos e a ausência de barreiras eficazes favorecem situações de abuso, que seriam impossíveis em ambientes naturais.

Fonte: Um Só Planeta