Anúncios
Opositores de Vladimir Putin pediram nesta semana que a comunidade internacional imponha sanções Alina Kabaeva, apontada como amante do presidente da Rússia.
Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira (6) mais uma rodada de sanções a pessoas próximas de Putin, em resposta à invasão da Ucrânia e ao ataque de civis em Bucha, na região de Kiev.
Anúncios
Desta vez, duas filhas do presidente russo foram alvo das sanções: Maria Putina e Katerina Tikhonovna. A suposta amante ficou de fora da lista – o que opositores denunciaram.
Relação escondida
A relação entre Kabaeva, que foi ginasta olímpica em sua juventude, e Putin, seria mantida sob segredo, segundo reportagens internacionais.
Anúncios
No entanto, é possível ver que Putin já demonstrou uma maior proximidade com ela, ao sorrir e conversar amigavelmente, em encontros públicos e eventos de Estado.
Em uma rede social, o principal opositor de Putin, Alexey Navalny, que está preso na Rússia após um envenenamento, pediu sanções contra Kabaeva.
11/14 I would also like to remind you that the National Media Group, which owns the lion's share of this lie machine, no doubt belongs to Putin personally, which is why it is even formally headed by Putin's mistress Alina Kabaeva (see our investigation "Palace for Putin").
— Alexey Navalny (@navalny) April 5, 2022
Próxima do poder
Kabaeva se tornou, mais recentemente, deputada da Duma (Parlamento russo) antes de assumir um alto cargo no conselho de uma estatal de mídia, que apoia a guerra na Ucrânia.
Reportagens de tabloides britânicos registraram que foto e nome de Kabaeva desapareceram do site do National Media Group nesta semana, ao mesmo tempo que sanções se aproximavam de Putin.
O ativista anticorrupção Georgiy Alburov também cobrou das autoridades internacionais medidas contra Kabaeva.
My friends, there seems to have been a monstrous misunderstanding. Somehow, incredibly, a major Russian propagandist and a woman VERY close to Putin has not been sanctioned. Her name is Alina Kabaeva.
— Георгий Албуров (@alburov) April 6, 2022
↓ This thread is about why Kabaeva should be put under every possible sanction pic.twitter.com/t2RKU3zPSX
Ela não escapou, ainda
A agência americana Associated Press reportou, com base em informações de um alto funcionário do governo americano, que sanções contra a suposta amante “ainda são uma opção”.
Ele teria dito ainda que mais sanções a membros da elite russa, próximos a Putin, e seus familiares poderão ser possíveis alvos.
Segundo opositores, Kabaeva moraria fora da Rússia, na Suíça, com seu filho – eles pedem também que ela seja deportada.
Fonte: Yahoo!