21 de setembro, 2024

Últimas:

Operação prende duas pessoas e resgata 30 cães em situação de maus-tratos em abrigo municipal no interior de SP

Anúncios

Uma operação da Justiça prendeu duas pessoas em flagrante por manterem animais em situação de maus-tratos em um abrigo de Itapeva (SP), durante a manhã desta quarta-feira (25), no Bairro de Cima. Trinta cães foram resgatados com sinais de desnutrição, lesões e ferimentos.

Operação prendeu duas pessoas por manterem animais em situação de maus-tratos em abrigo de Itapeva (SP) — Foto: MPSP/Divulgação
Operação prendeu duas pessoas por manterem animais em situação de maus-tratos em abrigo de Itapeva (SP) (Foto: MPSP/Divulgação)

O abrigo é mantido por uma empresa privada, mas recebe verba pública, através de um contrato com a prefeitura do município.

Anúncios

Após receber denúncias de representantes de uma Organização Não Governamental (ONG), na terça-feira (24), o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) realizou uma vistoria no local. A fiscalização contou com apoio da Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Meio Ambiente.

Trinta cães foram resgatados com sinais de maus-tratos de canil de Itapeva (SP) — Foto: MPSP/Divulgação
Trinta cães foram resgatados com sinais de maus-tratos de canil de Itapeva (SP) (Foto: MPSP/Divulgação)

Durante a fiscalização, veterinários da prefeitura constataram 30 cachorros mantidos em situação de maus-tratos. Segundo o MP, os animais estavam desnutridos, com feridas sem o devido tratamento e alguns ainda necessitavam de cirurgia.

Anúncios

Conforme informações do promotor de Justiça Francisco Mattosinho, também foram encontrados dois cachorros e dois cavalos mortos. “Sendo que um cão e um cavalo morreram no momento em que estávamos no local, na nossa presença”, relatou.

Duas pessoas que estavam no abrigo foram presas em flagrante pelo crime de maus-tratos aos animais.

Cães abrigados em canil municipal de Itapeva (SP) apresentavam sinais de desnutrição e ferimentos  — Foto: MPSP/Divulgação
Cães abrigados em canil municipal de Itapeva (SP) apresentavam sinais de desnutrição e ferimentos (Foto: MPSP/Divulgação)

Os animais foram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente. Os cães que necessitavam de atendimento médico veterinário, foram encaminhados ao Hospital Veterinário de uma faculdade particular do município.

O abrigo é mantido por uma empresa particular, que, através de um contrato com a Prefeitura de Itapeva, recebia recursos para realizar o trabalho de resgate e cuidados aos animais.

A fiscalização foi realizada após o MP receber denúncias de ONG de Itapeva (SP) — Foto: MPSP/Divulgação
A fiscalização foi realizada após o MP receber denúncias de ONG de Itapeva (SP) (Foto: MPSP/Divulgação)

Em nota, a prefeitura informou que, diante da gravidade da denúncia, determinou aos órgãos competentes que adotem as medidas necessárias. O caso está sendo investigado.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ativistas registraram, na sexta-feira (20), um boletim de ocorrência por prática de abuso a animais na delegacia da cidade. A Polícia Civil investiga o caso.

A reportagem tentou contato com a empresa responsável pelo abrigo, mas não obteve retorno até a conclusão desta matéria.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios HENGYANG, China, Sept. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A 3ª Conferência de Desenvolvimento do Turismo de Hunan está sendo...

Categorias