23 abril, 2024

Últimas:

Operação de combate ao fogo na serra de São Pedro é encerrada, diz prefeitura

Anúncios

Após o sexto dia de combate ao incêndio que atingiu a serra de São Pedro (SP), o Corpo de Bombeiros encerrou a operação nesta quarta-feira, por volta das 16h, informou a prefeitura.

“Foram feitos voos pontuais em locais bem isolados onde havia fumaça”, disse o comandante da base do Corpo de Bombeiros em São Pedro, sargento Ricardo Migatta, em nota do governo municipal.

Anúncios

Segundo a corporação, o helicóptero Águia fez 17 lançamentos no último dia da operação.

Apesar do encerramento, o estado de alerta continua. “Podem ocorrer reignições”, avisou o sargento, que espera dados mais precisos, de satélite, para poder fazer uma estimativa mais fidedigna do total de vegetação queimada.

Anúncios

No balanço geral, a avaliação de Migatta foi positiva. “A resposta assertiva à emergência e a eficiência nos primeiros dias provocou menos danos à vegetação”, avaliou.

O fogo teve início na tarde de sexta-feira e desde então várias frentes dedicaram-se ao combate.

Equipes das bases do Corpo de Bombeiros de São Pedro e Piracicaba receberam apoio de funcionários da brigada de incêndio do município, guardas-civis, além de funcionários das Secretarias de Obras, Governo e Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.O combate aéreo foi feitos pelos helicópteros e por um avião agrícola, tipo piper, contratado pela Prefeitura de São Pedro.

Helicóptero Águia auxilia no combate ao incêndio na serra de São Pedro — Foto: Prefeitura de São Pedro/Divulgação
Helicóptero Águia auxiliou no combate ao incêndio na serra de São Pedro (Foto: Prefeitura de São Pedro/Divulgação)

Maquinários como pá-carregadeira, retro-escavadeira e caminhão pipa da Prefeitura de São Pedro e um caminhão-pipa da Prefeitura de Charqueada também foram utilizados nas ações de contenção do fogo.

Ação conjunta

O combate ao fogo reuniu várias frentes de trabalho voluntárias, como integrantes do Clube do Voo Livre, do Jeep Clube ou pessoas que agiram para, de alguma forma, contribuir para defender o patrimônio da cidade.

Segundo a prefeitura, moradores levaram água e lanches para as equipes que trabalham sem trégua e madrugadas adentro.

Fonte: G1

Últimas

Qual é o esporte mais popular entre os apostadores brasileiros?

23/04/2024

Anúncios Nos últimos anos, o Brasil tornou-se rapidamente um dos mercados mais lucrativos para operadores de...

Categorias