Anúncios
Cerca de 150 grupos da sociedade civil síria acusam o secretário-geral da ONU, António Guterres, de beneficiar a Rússia com a presença de um enviado especial da organização internacional no congresso de paz de Sochi.
Em carta dirigida a Guterres, os grupos, incluindo organizações opositoras locais, dizem que Staffan de Mistura assiste ao congresso, enquanto o regime sírio continua mostrando pouco interesse pelas negociações de paz auspiciadas pela ONU.
Anúncios
“Ao invés de dar à Rússia a responsabilidade de levar o regime (sírio) à negociação antes de ser beneficiada, deram-lhe antecipadamente a recompensa da legitimidade da ONU”, escreveram em carta publicada nesta quinta-feira.
A principal coalizão opositora síria e grupos curdos boicotaram o congresso desta semana poucos dias depois de a nova rodada de negociações lideradas pela ONU finalizar sem avanços significativos.
Anúncios
Os 1.400 delegados do congresso concordaram em formar um comitê para redigir uma Constituição de pós-guerra.
A oposição teme que a nova carta magna abra caminho para que o presidente da Síria, Bashar al Assad, permaneça no poder apesar dos sete anos de conflito.
Uma fonte do governo sírio assegurou nesta quinta-feira (1) que o congresso é “a pedra angular do processo político e a base sólida sobre a qual se estabelecerá o diálogo a partir de agora”.
Fonte: Yahoo!