07 de julho, 2025

Últimas:

ONU é acusada de beneficiar Rússia em congresso de Sochi

Anúncios

Cerca de 150 grupos da sociedade civil síria acusam o secretário-geral da ONU, António Guterres, de beneficiar a Rússia com a presença de um enviado especial da organização internacional no congresso de paz de Sochi.

Em carta dirigida a Guterres, os grupos, incluindo organizações opositoras locais, dizem que Staffan de Mistura assiste ao congresso, enquanto o regime sírio continua mostrando pouco interesse pelas negociações de paz auspiciadas pela ONU.

Anúncios

“Ao invés de dar à Rússia a responsabilidade de levar o regime (sírio) à negociação antes de ser beneficiada, deram-lhe antecipadamente a recompensa da legitimidade da ONU”, escreveram em carta publicada nesta quinta-feira.

A principal coalizão opositora síria e grupos curdos boicotaram o congresso desta semana poucos dias depois de a nova rodada de negociações lideradas pela ONU finalizar sem avanços significativos.

Anúncios

Os 1.400 delegados do congresso concordaram em formar um comitê para redigir uma Constituição de pós-guerra.

A oposição teme que a nova carta magna abra caminho para que o presidente da Síria, Bashar al Assad, permaneça no poder apesar dos sete anos de conflito.

Uma fonte do governo sírio assegurou nesta quinta-feira (1) que o congresso é “a pedra angular do processo político e a base sólida sobre a qual se estabelecerá o diálogo a partir de agora”.

 

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ele foi detido após danificar equipamentos na unidade de saúde; caso está sob investigação da Polícia Civil Um homem,...

Categorias