20 abril, 2024

Últimas:

Ônibus cai de viaduto na BR-381 em MG; segundo bombeiros, há 17 mortos

Anúncios

Um ônibus caiu de um viaduto conhecido como “Ponte Torta”, no km 350 da BR-381 em João Monlevade, perto da entrada para Dom Silvério, em Minas Gerais. O acidente aconteceu por volta de 13h30 desta sexta-feira (4). Há suspeita de falha no freio do veículo.

Às 19h15, a informação dos bombeiros era de 17 mortes – 12 no local e cinco óbitos no hospital.

Anúncios

As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital Margarida, em João Monlevade. Segundo os bombeiros, até as 19h, outras 27 pessoas feridas foram resgatadas, sendo três em estado grave.

O ônibus, que saiu de um povoado na zona rural de Mata Grande (AL) na manhã de quarta-feira (2) e ia para São Paulo (SP), pertence a uma empresa chamada Localima Turismo. O G1 tentou contato com os responsáveis, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Anúncios

Segundo os bombeiros, o ônibus caiu de uma altura aproximada de 15 metros.

Do alto do viaduto pessoas olham para o ônibus que caiu de uma altura de 15 metros perto de uma linha férrea.  — Foto: Redes sociais
Do alto do viaduto pessoas olham para o ônibus que caiu de uma altura de 15 metros perto de uma linha férrea. (Foto: Redes sociais)
Placa de ônibus que caiu em João Monlevade é do Alagoas. — Foto: PRF / Divulgação
Placa de ônibus que caiu em João Monlevade é do Alagoas. (Foto: PRF / Divulgação)

Como aconteceu o acidente

Às 17h30, a PRF disse que já tinha ouvido três passageiros e que eles disseram que ouviram o motorista do veículo gritando que o ônibus havia perdido o freio.

Segundo esses passageiros, o motorista conseguiu abrir a porta, e quatro pessoas pularam. Em seguida, o veículo bateu na mureta de proteção do viaduto, caiu e tombou na linha férrea.

De acordo com os bombeiros, o ônibus contava com dois motoristas (o que é considerado comum nesse tipo de viagem). Um deles foi socorrido. O outro, segundo a PRF, pulou do veículo e fugiu.

Segundo o inspetor Cristiano Mendes, chefe-substituto da comunicação social, a PRF trabalha com a informação de que este motorista também pulou do veículo e, depois, fugiu.

“Sim. As informações repassadas do local são essas. Inclusive há equipes de policiais na tentativa de localizar o motorista”, disse.

Resgate

Por volta de 17h40, o ônibus começou a ser retirado da linha do trem. O Inspetor Brant, da PRF, informou que os socorristas ainda estão vendo se há pessoas embaixo do veículo e tentando encontrar documentos das vítimas. Uma contenção temporária vai ser feita na mureta do viaduto. A via foi totalmente liberada às 18h30.

Bombeiros usam um trator pra tentar encontrar vítimas em João Monlevade. — Foto: Vladimir Vilaça / TV Globo
Bombeiros usam um trator pra tentar encontrar vítimas em João Monlevade. (Foto: Vladimir Vilaça / TV Globo)

A Polícia Civil informou, por volta de 16h40, que a perícia esteve no local para fazer os primeiros levantamentos. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) André Roquete, em Belo Horizonte, e para o Posto Médico Legal da cidade de João Monlevade.

Ônibus irregular

O G1 apurou que esse mesmo ônibus, da Localima Turismo, já havia sido autuado três vezes, em 2019, por transporte irregular de passageiros. Além disso, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o veículo não tinha autorização.

“A empresa está cadastrada na ANTT e tem um Termo de Autorização para prestação de serviço regular concedido pela Justiça, por liminar. No entanto, o veículo em questão não estava habilitado para prestar o serviço de transporte de passageiros”, disse o órgão.

Imagem aérea mostra viaduto do qual o ônibus caiu — Foto: Reprodução/GloboNews
Imagem aérea mostra viaduto do qual o ônibus caiu (Foto: Reprodução/GloboNews)
Pessoas são vistas nos trilhos sobre os quais o ônibus caiu em acidente na BR-381, em MG — Foto: Reprodução/GloboNews
Pessoas são vistas nos trilhos sobre os quais o ônibus caiu em acidente na BR-381, em MG (Foto: Reprodução/GloboNews)
Fumaça após queda de ônibus de viaduto em MG — Foto: Reprodução
Fumaça após queda de ônibus de viaduto em MG (Foto: Reprodução)
Acidente com ônibus em MG — Foto: Reprodução/GloboNews
Acidente com ônibus em MG (Foto: Reprodução/GloboNews)

Fonte: G1

Últimas

Vice-prefeita de Bofete e assistente social sofrem tentativa de homicídio em Praça

20/04/2024

Anúncios Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, a pacata cidade de Bofete, interior de São...

Categorias