19 de setembro, 2024

Últimas:

Onda de calor faz temperatura na Antártida subir 10ºC acima da média

Anúncios

Em julho, as temperaturas do solo em grandes áreas das camadas de gelo da Antártida subiram em média 10°C acima do normal. Em alguns dias do mês, as marcações no continente atingiram 28°C. Essa foi a segunda onda de calor a atingir a região nos últimos dois anos – a anterior aconteceu em março de 2022, levando a um pico de 39°C e causando o colapso de uma parte da camada de gelo do tamanho de Roma, na Itália.

Michael Dukes, diretor de previsão do MetDesk, disse ao The Guardian que, embora as altas temperaturas diárias individuais tenham sido surpreendentes, muito mais significativo foi o aumento médio ao longo do mês.

Anúncios

Icebergs derretidos são vistos na Ilha Horseshoe, na Antartica (Foto: Um Só Planeta)

“Normalmente, você não pode olhar apenas para um mês para uma tendência climática, mas está bem alinhado com o que os modelos preveem. Na Antártida, geralmente, esse tipo de aquecimento no inverno, e continuando nos meses de verão, pode levar ao colapso das camadas de gelo”, argumentou.

Zeke Hausfather, um cientista pesquisador da Berkeley Earth, acrescentou que a onda de calor da Antártida “foi definitivamente um dos maiores impulsionadores do aumento das temperaturas globais nas últimas semanas”.

Anúncios

“A Antártida como um todo aqueceu junto com o mundo nos últimos 50 anos, e neste caso há 150 anos, então qualquer onda de calor está começando dessa linha de base elevada”, comentou.

A causa da condição atual, segundo cientistas, foi um vórtice polar enfraquecido, uma faixa de ar frio e baixa pressão que gira na estratosfera ao redor de cada polo.

Jamin Greenbaum, geofísico da Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos, afirmou que está preocupado com o que o futuro reserva para esta região nos próximos anos

“A maioria das minhas expedições de campo foram para a Antártida Oriental, onde vi um derretimento crescente ao longo dos anos. Embora eu esteja, é claro, alarmado ao ver esses relatos do vórtice polar enfraquecido causando a tremenda onda de calor lá, também não estou surpreso, considerando que isso é, infelizmente, um resultado esperado das mudanças climáticas.”

No X (ex-Twitter), Jonathan Overpeck, um cientista climático da Escola de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Michigan, escreveu que a onda de calor foi um “sinal revelador de que as mudanças climáticas estão realmente começando a transformar o planeta”.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.776 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (19) no Espaço da Sorte, na cidade...

Categorias