Anúncios
Uma onça-parda resgatada após ser atropelada, em maio, às margens da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), em Piracicaba (SP), foi devolvida à natureza.
O animal, que é jovem e tem pouco mais de um ano, recebeu cuidados especializados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, parceira da Prefeitura de Piracicaba.
Anúncios
A soltura ocorreu na última quarta-feira (20), mas foi divulgada nesta terça (26). Ela foi conduzida pela médica veterinária e coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar, Cristina Harumi, acompanhada por sua equipe, e contou com a presença da equipe técnica do Zoológico Municipal de Piracicaba e do secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Marcus Bucci.

O resgate
A onça-parda havia sido resgatada em 15 de maio, quando estava no canteiro lateral da rodovia, e foi identificada por equipes da concessionária Via Colinas.
Anúncios
O Corpo de Bombeiros realizou a captura e prestou o atendimento emergencial com apoio da médica veterinária Camilla Xavier Mendes, do Zoológico Municipal, que avaliou escoriações leves e possíveis contusões internas.
O animal foi encaminhado para a Associação Mata Ciliar, onde recebeu tratamento, reabilitação e acompanhamento especializado até estar apto a retornar ao seu habitat.
De acordo com Camilla, foram realizados exames clínicos, exames de sangue e de imagem (raio-x e tomografia computadorizada), visto que o animal estava apático e com sinais neurológicos devido ao atropelamento. Após a recuperação da onça-parda, ela foi solta de volta à natureza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/6/kXUjFCQoeQwVBSoKdGTw/animal-foi-devolvido-a-natureza-apos-passar-por-exames-e-reabilitacao.png)
Fonte: G1