03 de maio, 2025

Últimas:

Onça-parda ‘posa’ para foto após avistar funcionário em reserva em SP

Anúncios

Um funcionário da equipe de manutenção da reserva Legado das Águas, localizada na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, levou um susto ao encontrar uma onça-parda na entrada de uma das trilhas do local. Em entrevista nesta sexta-feira (6), ele contou sobre a experiência e disse que, apesar do encontro parecer assustador, foi bastante ‘pacífico’.

Sérgio Ricardo tem 47 anos e trabalha no Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, há um ano e seis meses. Ele conta que já viu muitos animais no local, mas onça foi a primeira vez.

Anúncios

O primeiro encontro foi breve, mas inesquecível. “Estava fazendo inspeção em uma caixa de registro quando, de repente, ela saiu da mata. Ficamos um tempo olhando um para o outro e, logo depois, ela foi embora. Entrou no mato”, relembra.

De acordo com a equipe do Legado as Águas, avistar uma onça próximo às dependências da reserva não é algo comum. Dentro da área existem duas onças que são monitoradas, uma parda e uma pintada, mas a onça-parda avistada pelo funcionário não é a que está dentro do monitoramento.

Anúncios

Apesar de rápido, Sérgio conseguiu registrar o encontro. O funcionário disse que, ao avistar o felino, logo sacou o celular, que estava no bolso, para tirar fotos. As imagens foram compartilhadas com a família, amigos e com as equipes da reserva.

“Pegar o celular no bolso foi automático. O medo veio somente depois que ela foi embora. Foi uma experiência nova. Nunca tinha visto uma onça assim, de perto, frente a frente”, finalizou.

Onça-parda volta para mata após encontro com funcionário da equipe de manutenção da reserva Legado das águas, no interior de São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Ricardo de Almeida
Onça-parda volta para mata após encontro com funcionário da equipe de manutenção da reserva Legado das águas, no interior de São Paulo (Fotos: Arquivo Pessoal/Sérgio Ricardo de Almeida)

Onça-parda

Atrás apenas da onça-pintada, o segundo maior felino da Mata Atlântica surpreende pelo contraste entre a coloração marrom e os olhos claros. A onça-parda (Puma concolor) pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg.

A alimentação dela é variada, podendo predar diversos mamíferos menores e até alguns répteis. Por conta dessa diversidade, é considerada, entre os felinos, a predadora que consegue o alimento com maior eficiência ao atacar a presa.

Apesar de animais terrestres, é com muita agilidade que a onça-parda escala árvores para descansar e se proteger. Conhecido como um dos melhores felinos saltadores, a espécie consegue pular de alturas de 15 metros do chão e até seis metros de extensão. De acordo com especialistas, é um animal curioso mas não é agressivo e têm uma relação relativamente harmônica com humanos.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O São Paulo empatou mais uma no Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, com direito à pênalti desperdiçado por Ferreirinha e vaias...

Categorias