Anúncios
Uma onça-parda idosa e debilitada foi resgatada em uma área de mata, na zona rural de Cerqueira César (SP), na tarde de quarta-feira (27). O felino estava próximo da Represa de Jurumirim quando moradores acionaram a equipe da prefeitura.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e biólogo Thiago Godoi, o animal não apresentava sinais de atropelamento ou ataque, mas estava bastante enfraquecido. “É uma fêmea bem debilitada. Em uma análise rápida, percebemos que já tem uma certa idade. Conseguimos fazer a captura sem nenhum problema”, afirmou.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/G/hm2UYUS5uzysHlwsnveQ/onca-2.jpeg)
Atendimento clínico
Após o resgate, a onça foi encaminhada à clínica veterinária municipal, onde recebe acompanhamento e medicação.
“Não havia nenhum ferimento aparente. Acreditamos que seja mesmo a questão da idade, e o veterinário também confirmou”, explicou o secretário.
Anúncios
Godoi destacou que a onça-parda vive, em média, de 8 a 10 anos e que a fêmea resgatada aparenta estar nessa faixa. “É um animal já com idade avançada, com a ponta das presas bem gastas. Tudo indica que já é uma senhora caminhando para o final da vida”, completou.
A previsão é que o animal seja transferido nesta quinta-feira (28) para o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), em Botucatu (SP).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/5/69m0FfTKSADV1a9rkvVQ/onca-1.jpeg)
Espécie ameaçada
A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil e está presente em todos os biomas do país. Vive em florestas, savanas e, eventualmente, em áreas modificadas, como plantações e pastagens. A espécie é protegida por lei e considerada ameaçada de extinção.
Em caso de encontro com animais silvestres em áreas rurais, a orientação é evitar qualquer tipo de contato ou contenção por conta própria e acionar imediatamente os órgãos responsáveis.
Fonte: G1