28 de novembro, 2024

Últimas:

Odair Hellmann diz que vai “respeitar a história do Santos” para montar time de 2023

Anúncios

Em sua chegada ao Santos, o técnico Odair Hellmann prometeu respeitar a história do clube ao definir o modelo de jogo da equipe – conhecida historicamente pela ofensividade.

Contratado durante as férias, Odair foi apresentado no clube nesta sexta-feira à tarde. Ele já comanda o elenco desde quarta-feira, quando os treinos foram retomados.

Anúncios

Odair Hellmann na apresentação no Santos — Foto: Santos FC
Odair Hellmann na apresentação no Santos (Foto: Santos FC)

– O Santos é o Santos. Vamos respeitar cultura e história, características dos jogadores – disse Odair, ao ser questionado sobre como pode montar, taticamente, o time.

– O talento sempre vai se sobressair. Ele (jogador talentoso) vai atingir seus objetivos e o Santos irá também.

Anúncios

Odair foi contratado no início das férias, quando ainda estava no Oriente Médio. Ele acompanhou alguns jogos da Copa do Mundo, no Catar, antes de voltar ao Brasil.

Nesse período, realizou reuniões on-line com dirigentes do Santos e garante que participou das decisões que levaram às contratações do clube.

– A minha participação foi total. Eu participei de tudo, mas temos parte técnica, temos coordenador, tínhamos relatórios preparados. Eu sou treinador e comandante – ressaltou.

– Eu faço parte de um todo, tento visualizar aquilo que temos de características, encaixes, e temos que saber as condições que temos para isso, condições financeiras, condições de buscar por empréstimo, condições de troca, tudo isso envolve uma contratação – completou Odair.

Na entrevista, o treinador admitiu que deve promover um enxugamento do elenco do Santos, que hoje tem 37 jogadores. Ele afirmou que os jovens talentos do clube terão oportunidade.

– Temos cinco goleiros no plantel, alguns jogadores voltando de empréstimo e iniciando os trabalhos. O Santos tem que estar sempre aberto às oportunidades, mas eu como treinador tenho que dar oportunidades aos jovens.

Odair Hellmann, técnico do Santos — Foto: Divulgação/Santos FC
Odair Hellmann, técnico do Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)

Ele deu um número de jogadores que considera ideal pra trabalhar:

– Gosto de trabalhar de 28 a 30 jogadores. Dentro desse número, teremos muitos jovens, tivemos quatro ou cinco que não estavam e mais alguns virão. Gosto desse trabalho, o Santos nos facilita porque os campos são próximos, isso facilita a visão da categoria de base, a integração.

O novo treinador santista tem contrato até o fim de 2023. Por enquanto, o clube contratou quatro reforços: o zagueiro Messias, o atacante Mendoza, o lateral João Lucas e o volante Dodi.

O Santos estreia no Paulista no fim de semana do dia 15 de janeiro, contra o Mirassol. 

Veja o que mais o treinador disse nesta sexta:

Sobre sistema de jogo

– Os pilares foram e serão organização, concentração, intensidade. Isso eu não abro mão. Jogadores concentrados até o último segundo. Precisamos buscar o resultado, a vitória. O futebol hoje é intenso. Falo com e sem bola. Velocidade do passe, troca de lado de campo. Passe mais acelerado desiquilibra o adversário. Uma virada quebra a linha de marcação. E acredito numa equipe muito organizada. Quero desenvolver características para fases do jogo. Qual é a característica defensiva que o Santos teve e o qual eu desenvolvi nos clubes. Desenvolver ações ofensivas. Compactação, velocidade no jogo, técnica, construção inicial.

Mais contratações?

– No momento, estamos observando e dando oportunidades. O Santos não vai estar fechado nunca, estamos sempre atentos ao mercado, conversamos sobre isso todos os dias. Temos 37 jogadores, o treinador precisa observar e preparar esses jogadores. Vamos ver se precisamos de mais ou não, o time vai dar uma resposta. Fizemos quatro contratações pontuais, acréscimos importantes que vão ajudar o Santos. Se a gente for fazer esses movimentos, que eles possam agregar ao Santos.

Testes no Paulista

– Eu enxergo como campeonato difícil, forte. Diferente do carioca e do gaúcho. No Santos não há tempo para teste. Estamos buscando formar uma equipe para apresentar ao torcedor e para nós gerar mais confiança. Conversamos muito sobre os últimos anos. As dificuldades no Paulista e no Brasileiro. Precisamos dar um passo adiante. Precisamos saber da nossa realidade. Onde estamos e o que temos que fazer para fazer diferente. Nós precisamos fazer mais. Esse é o nosso trabalho. Para fazer diferente no Paulista, já tentar no primeiro jogo. Buscar números diferentes em casa. Quem quer brigar na parte de cima da tabela tem que ser forte em casa. Não pode ter 50% de aproveitamento, que senão será como foi até agora.

Permanência de John

– O John faz parte do grupo, é um jogador importante, jogador de qualidade. É um bom goleiro, estamos bem servidos, e é isso que eu posso dizer. É jogador do Santos, se apresentou e está trabalhando. Não trabalho com revezamento, costumo dizer que o 9 dorme pobre e acorda rico, e o goleiro é uma posição diferente. O John é jogador do Santos, está treinando todos os dias e faz parte do grupo. Não posso responder nada diferente disso.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Trabalho e o Programa Qualifica SP comunicam que estarão abertas até...

Categorias