Anúncios
Os oceanos do mundo estão ficando menos verdes. Segundo um estudo conduzido por cientistas da Universidade Tsinghua, da China, e da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, essa mudança de cor se deve ao declínio do fitoplâncton, pequena criatura marinha responsável por quase metade da produtividade da biosfera. E a razão disso é o aquecimento global.
A equipe de pesquisa, relata reportagem do The Guardian, se baseou nas concentrações diárias de clorofila em mares de latitudes baixas e médias de 2001 a 2023 – a clorofila é um pigmento verde responsável pela fotossíntese, o processo pelo qual plantas, algas e fitoplâncton convertem luz solar, água e dióxido de carbono em oxigênio e glicose.
Anúncios
Utilizando algoritmos de aprendizado profundo, os cientistas compilaram dados de satélites e navios de monitoramento para avaliar a mudança na tonalidade das águas marinhas. Os resultados mostraram um declínio significativo na coloração verde: cerca de 0,35 microgramas por metro cúbico a cada ano ao longo do período analisado. A tendência foi duas vezes maior nas regiões costeiras e mais de quatro vezes maior perto dos estuários dos rios.
Outra constatação do estudo foi uma redução anual de 0,088% na capacidade de sequestro de carbono, equivalente a 32 milhões de toneladas. “O declínio na capacidade de sequestro de carbono do fitoplâncton de superfície tem implicações profundas para o ciclo do carbono”, disse o autor Di Long, da Universidade Tsinghua, citado pelo The Guardian.
Anúncios

Fonte: Um Só Planeta