19 abril, 2024

Últimas:

Observatório internacional de astronomia ESO suspende participação do Brasil

Anúncios

O Observatório Europeu do Sul (ESO, sigla em inglês), um consórcio internacional dedicado à pesquisa em astronomia, decidiu suspender a participação do Brasil. A suspensão ocorreu pela demora do país em efetivamente confirmar a sua entrada no grupo, e passar a pagar a parte que lhe cabe.

A decisão da entidade, aprovada em conselho, foi divulgada nesta segunda-feira (12). Com ela, cientistas brasileiros podem ter dificultado seu acesso ao uso dos telescópios do ESO, que estão entre os mais importantes do mundo .

Anúncios

Também indústrias brasileiras perdem o direito de participar de concorrências para fornecer insumos para o consórcio.

Anúncios

Antenas do Alma, no Chile, um dos telescópios que integram o ESO (Fotos: ESO)

Um acordo entre o ESO e o Brasil foi assinado em 2011 e o país foi declarado “membro em ascensão”, mas ainda faltava que o acordo fosse definitivamente ratificado pelo Congresso Nacional, o que aconteceu em 2015. O avanço do ingresso do Brasil agora dependia da sanção presidencial.

Pela parceria atual, pesquisadores poderiam acessar as instalações do observatório, mas o país não fazia parte do conselho diretivo.

O ESO diz, no entanto, que os projetos em andamento serão inalterados e que uma renegociação da volta do Brasil ao projeto será bem-vinda.

“O Conselho do ESO reitera que o Brasil continua a ser um valioso parceiro potencial do ESO e deseja acolher o Brasil como Estado Membro no futuro”, finaliza a nota.

O ESO é uma associação de 14 países que há 50 anos opera no Chile — uma das principais instalações do observatório é o “Very Large Telescope”, tido como o instrumento óptico mais avançado do mundo.

O consórcio também opera o maior radiotelescópio do mundo, o Alma, inaugurado em 2013 num platô nos Andes.

Imagem mostra como será o E-ELT, candidato a maior telescópio do mundo em ondas vísiveis e infravermelhas, em construção pelo ESO (Foto: ESO)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

19/04/2024

Anúncios O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre...

Categorias