30 abril, 2024

Últimas:

Obras de reforma do Mercado Municipal de Botucatu avançam em ritmo acelerado

Anúncios

Quem passa pela região central de Botucatu tem a oportunidade de testemunhar o ritmo acelerado das obras de reforma pelo Mercado Municipal “Vereador Progresso Garcia”, iniciadas no final de 2015. Os serviços estão a cargo da Construtora Reobote e Projetos Ltda. EPP, com valor total de R$ 1.962.501,65. O empreendimento será financiado com recursos da Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo. 
 
O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento prevê a otimização dos espaços, criação de boxes maiores, praça central de alimentação, ampliação dos banheiros, instalação de elevadores para garantir acessibilidade, melhoria no acesso e estacionamento, criação de um novo mezanino com salão aberto que permitirá ao espaço receber eventos artístico-culturais. As características originais do prédio serão preservadas. 
 
Logo depois da assinatura do contrato, a empresa realizou alguns serviços na área externa do edifício. Em seguida, uma área administrativa no segundo pavimento foi adaptada para abrigar os permissionários, liberando os espaços para que os operários possam avançar com o trabalho de demolição, quebra de ladrilhos e fechamento de áreas com tapume. 
 
“Os comerciantes já foram transferidos para esse local que passou por algumas adaptações. Nessa semana concluímos a mudança de todos eles e a empresa já começou o trabalho de demolição da parte mais antiga do Mercado. Nessa primeira etapa será feita a demolição de paredes, pisos, parte elétrica, hidráulica. Vamos tirar praticamente tudo e ficar apenas a casca do prédio principal. E a partir disso iniciamos a reconstrução nos moldes daquilo que consta do projeto e foi licitado”, informa o secretário municipal de Planejamento, Nelson Lara. 
 
A modernização do Mercado Municipal inclui a troca dos sistemas de hidráulica, elétrica, esgoto, telefonia, informática, revestimento e piso. O piso inferior abrigará todo o setor de hortifruti, enquanto no piso superior o vão central será diminuído para avançar com o piso, permitindo a ampliação do espaço para instalação de cadeiras e mesas que servirão à praça de alimentação. 
 
A reforma também prevê espaço para implantação de uma agroindústria no local com recepção, vestiário, sala de recepção de matéria prima, sala de processamento e expedição. Uma das grandes preocupações é com a melhoria das condições de acessibilidade no prédio. Algumas escadas serão mantidas mas também serão instalados elevadores. 
 
Por contrato, o prazo para conclusão da reforma é de um ano, mas a expectativa é que a obra seja concluída no prazo máximo de oito meses. “Com os permissionários liberando os antigos boxes a reforma deverá avançar num bom ritmo, independente das condições climáticas, já que toda a área é coberta. Já conversamos com a empresa e se houver necessidade eles vão trabalhar até vinte e duas horas para agilizar os trabalhos e reduzir o prazo de entrega”, anuncia Lara. 
 
Segundo o secretário, quando estiver totalmente reformulado, o Mercado Municipal deverá se transformar em um ponto turístico da cidade. “Existem outras novidades que estamos pensando que não foram incluídas no projeto de reforma. Melhorias que poderão acontecer. Na próxima semana vamos discutir com uma empresa a possibilidade de instalação de vitrais, bastante coloridos e com motivos que fazem menção à história da cidade. Se der certo vamos enriquecer esteticamente esse importante equipamento público que será recuperado”, frisa Lara.  
 
Outra preocupação é a ampliação das vagas de estacionamento, já que a tendência é que o movimento de clientes aumente de forma expressiva a partir da reforma. “Já conversamos com o prefeito sobre a necessidade de ampliação do estacionamento. A única alternativa viável é a desapropriação de dois imóveis antigos que existem no cruzamento da Rangel Pestana com Monsenhor Ferrari. Isso futuramente poderá ocorrer”, anuncia. 
 
O prefeito João Cury Neto elogiou a união de esforços das secretarias da Prefeitura e o relacionamento estabelecido com os permissionários com o objetivo de viabilizar a obra. “A Prefeitura vai pagar esse financiamento, amortizando um pouquinho por ano. O próprio Mercadão dará o retorno financeiro para o pagamento deste financiamento. Então foi uma grande engenharia que nós fizemos para anunciar essa obra que vai transformar o Mercado Municipal e a área central da Cidade. E o sentimento da maioria é o mesmo, de que finalmente o Poder Público olhou e atacou o problema com determinação. Sem perder a esperança, fazendo mais este compromisso ser honrado até o final do nosso mandato”, enfatiza.
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

 

Últimas

Royalton Chic Antigua Abre Oficialmente Suas Portas e Redefine a Hospitalidade com Tudo Incluído

30/04/2024

Anúncios ST. MICHAEL, Barbados, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O  Royalton CHIC Antigua, o tão...

Categorias