Anúncios
Um objeto luminoso foi avistado no céu do Sul do Brasil na madrugada de sábado (10). Uma câmera de monitoramento em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, flagrou o fenômeno, que teve duração de aproximadamente três minutos (assista abaixo).
De acordo com Jocimar Justino, astrônomo amador, integrante de entidades que estudam os objetos celestes e responsável pela estação que registrou o fenômeno, a suspeita é de que o objeto seja lixo espacial.
Anúncios
“Pela trajetória lenta, há indícios de que poderia ser uma reentrada [de lixo espacial]”, afirmou.
O astrônomo explica que ao falar de reentrada significa algum objeto que foi lançado ao espaço pelos seres humanos e que acabou voltando ao planeta Terra: “Pode ser um foguete ou um satélite, por exemplo. As reentradas estão cada vez mais comuns devido ao número crescente de objetos que são colocados em órbita”.
Anúncios
No vídeo é possível ver o objeto se movendo no céu e deixando um rastro de luminosidade. Há vezes em que o brilho aumenta e diminui.
Autor das imagens, Justino é servidor público na área de tecnologia da informação e integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que é uma rede voluntária criada para produzir e fornecer dados científicos à população em geral.
O que é meteoro? É qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente, os meteoros são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passarem de um metro, são chamados de asteroides.
O que é lixo espacial? Fragmento ou objeto espacial inutilizado, ou mesmo de um satélite, ativo ou não.
Fonte: G1