20 abril, 2024

Últimas:

Obama se despede da presidência dos EUA com discurso em Chicago

Anúncios

Dez dias antes de deixar a presidência, Barack Obama se despediu oficialmente do povo americano em um discurso na noite desta terça (10). Ele falou para um público de 20 mil pessoas no McCormick Place, em Chicago.

Aos gritos de “fique”, o presidente foi bastante aplaudido e abriu seu discurso com um agradecimento. “Hoje é minha vez de dizer obrigado. Todos os dias, aprendi com vocês. Vocês fizeram de mim um presidente melhor, e fizeram de mim um homem melhor”.

Anúncios

Enumerando índices positivos de criação de empregos e redução de pobreza, além de avanços internacionais como o acordo nuclear com o Irã, Obama disse que seria acreditar que tudo isso um dia seria realizado. “Mas foi isso que fizemos”, ressaltou.

O presidente falou ainda sobre a democracia nos EUA e reforçou a importância da união. Vaias foram ouvidas quando ele falou sobre a transferência do poder em dez dias, mas, cortando os protestos, Obama destacou que o processo eleitoral faz parte da democracia e que a transição seria amigável, assim como quando George W. Bush entregou o cargo a ele há oito anos.

Anúncios

Ao decidir falar em Chicago, Obama quebrou uma tradição de seus antecessores, que discursaram em suas despedidas na própria Casa Branca. Ao justificar a escolha do lugar, ele lembrou que foi em Chicago que fortaleceu sua carreira política, além de ter sido a cidade onde conheceu sua mulher, Michelle, e onde nasceram as filhas do casal, Sasha e Malia.

Segundo a CNN, Obama escreveu pessoalmente seu discurso, com a ajuda de seu principal redator, Cody Keenan. O presidente ditou suas ideias e fez anotações nos rascunhos de Keenan. O texto final foi aprovado após pelo menos quatro rascunhos, ainda de acordo com a emissora.

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Obituário 20 de abril de 2024

20/04/2024

Anúncios Claudemir Bertocci Coutinho – 42 anos Sepultamento Cemitério Jardim 20/04/24 às 17h Velório Complexo Funerário...

Categorias