O que são tecidos com características anti-pilling e antialérgicas?

Materiais com essas características garantem mais durabilidade e conforto para os usuários.

Quando você vai comprar uma nova roupa de cama, enxoval ou edredons para a sua casa, é natural procurar por modelos que ofereçam conforto, qualidade e durabilidade.

Produtos com essas características fazem grande diferença na hora de dormir e relaxar. E a composição dos materiais é o que determina essa qualidade.


Assim, se você pretende comprar jogos de cama, mesa e banho para a sua casa, é importante conhecer o material do qual eles são feitos. Tecidos com características anti-pilling e antialérgicas são as melhores indicações para não proporcionar dor de cabeça no futuro.

Não sabe do que se trata? Não tem problema. Explicamos as propriedades desses tecidos neste artigo.

O que é anti-pilling?

Normalmente, o atrito causado pelo uso diário e o desgaste das repetidas lavagens faz com que os tecidos produzam um acúmulo de fibras na superfície do fio. Isso acontece tanto com aqueles feitos de algodão como com os modelos de fibras artificiais ou sintéticas, como é o caso da Malha PV (poliéster com viscose).

O resultado desse processo é a formação de indesejáveis “bolinhas” (os pillings), que além de terem um visual desagradável, incomodam e ajudam a envelhecer o tecido. Assim,o anti-pilling é um tratamento com o objetivo de eliminar as fibras soltas do tecido, evitando a formação dessas bolinhas.

Esse acabamento no tecido faz com que ele tenha maior resistência às lavagens e ao atrito do dia a dia, além de conferir mais flexibilidade à malha. Isso também fará com que esses tecidos fiquem lisos e macios por um tempo maior, além de proporcionar um aspecto agradável ao material.

Tecidos antialérgicos

Já os tecidos antialérgicos são aqueles fabricados a partir do uso de fibras naturais ou simplesmente suaves ao toque. Eles são aqueles modelos feitos de malha, seda, 100% algodão, couro ou corino sintético.

Dentre eles, os mais indicados são os de algodão, por serem de composição natural, confortáveis e por não agredirem a pele. Os de seda também são confortáveis, pois não agridem ou esquentam muito o corpo, além de permitirem a transpiração correta do organismo.

Outro bom exemplo de tecido antialérgico é o linho, pois ele não adere à pele e permite conforto ao usuário. Se você tem dúvidas se o tecido está causando alergia, fique atento ao surgimento de tosse, espirros, coceiras e vermelhidão no corpo.

Como evitar as bolinhas

Além de escolher tecido com tratamento anti-pilling, é possível adotar outras medidas para evitar o surgimento de bolinhas indesejadas. Uma dessas possibilidades é prestar atenção ao escolher o tecido, especialmente da roupa de cama, que é mais propensa à formação das bolinhas.

Entre os tecidos mais suscetíveis, estão o moletom, o visco-lycra e a lã. Dessa forma, para o enxoval é recomendável que você opte por conjuntos feitos de algodão puro ou misto, microfibra e poliéster.

O cuidado com a lavagem das peças também é importante, uma vez que a manutenção inadequada pode resultar no desenvolvimento desse problema. Por exemplo: isso pode acontecer ao lavar o edredom sem necessidade ou incorretamente, já que o atrito danifica as fibras do tecido.

Para evitar isso, é recomendável que não se lave peças de algodão puro com as de algodão misto, uma vez que essa mistura favorece o surgimento das bolinhas. Outra dica é lavar as peças de lã separadas das demais, assim como seguir as instruções das etiquetas, não lavar muitas peças de uma única vez e evitar o uso de sabão em pó e amaciante em excesso.

Também é necessária atenção ao guardar essas peças, já que a armazenagem inadequada pode desencadear o surgimento das bolinhas. Assim, evite guardá-las de forma misturada, para preservar sua integridade. As peças peludas devem ser guardadas, sempre, do lado avesso.

Quanto à remoção das bolinhas, o processo deve ser feito delicadamente para não danificar os tecidos. Isso pode ser feito com barbeador, passado bem de leve, ou até mesmo o uso de fita adesiva larga e com alta aderência. Basta pressionar os pelinhos e puxá-los, tomando o devido cuidado.

Scroll Up