O papel do contador durante uma crise

Um profissional bem qualificado é essencial para empresas de todos os tamanhos

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A prestação do contador é extremamente técnica, demandando conhecimentos específicos das áreas trabalhadas. Assim, mesmo os gestores mais experientes e com habilidades interdisciplinares necessitam dos profissionais da Contabilidade na hora de controlar as finanças de uma empresa.

Eles prestam um importante papel na vida de pessoas jurídicas e físicas. Isso porque são os mais qualificados para atender aqueles que precisam de auxílio técnico na hora de lidar com a área financeira, econômica e patrimonial.

De todo modo, é essencial que o contratante nunca se acomode e, principalmente, se informe sobre termos e dinâmicas contábeis. Isso vai facilitar a relação com os setores contábeis, consequentemente, impulsionando o bom funcionamento, seja da empresa ou dos tributos pessoais.

Isso fica ainda mais evidente em momentos de crise porque é exatamente nesse momento que todas as dinâmicas já conhecidas, tanto pelos contadores, quanto pelos contratantes de seus serviços, são desafiadas e informadas por forças maiores.

Um bom exemplo disso é o que vem acontecendo no ano de 2020, por causa da crise econômica impulsionada pela pandemia global da COVID-19, entre outros fatores.

Responsabilidades atuais

O momento atual por qual passa todo o mundo trata, possivelmente, da mais rápida transformação que as relações de trabalho experienciaram nas últimas décadas. Para atender às recomendações de saúde e segurança dos órgãos públicos responsáveis, empresas se viram na responsabilidade de repensar todas as suas dinâmicas de labor.

Diversas medidas provisórias governamentais flexibilizaram a jornada de trabalho, por exemplo, reconheceram o trabalho remoto e até tornaram possível a antecipação de férias. Todas essas mudanças passam pela operacionalização dos escritórios de contabilidade.

Vale lembrar que, em um momento tão delicado, inclusive, os contadores se viram sobrecarregados. Isso porque, além da necessidade dos contratantes de se adaptarem aos novos modelos de trabalho, tendo, consequentemente, uma maior demanda, novas contratações foram feitas, bem como a pesquisa e o aprendizado por parte dos profissionais da área foram necessários.

Por causa da crise atual, ainda foi concedida a muitas empresas a possibilidade de aditamento do pagamento de impostos pelos governos, postergando essas datas. Isso, obviamente, também é acolhido pelos contadores como mais uma responsabilidade no tempo atual.

Mais que suporte técnico

Ressaltada a importância de que os gestores, sócios e empresários tenham noção de como as operações contábeis ocorrem, vale dizer que, muitas vezes, esse conhecimento pode ser adquirido por meio da relação com o próprio contador.

Apesar de não ser, necessariamente, responsabilidade do profissional repassar o conhecimento ao contratante, isso melhora a comunicação entre as partes, bem como pode ser entendido como um sinal de confiança e competência.

Em especial, em momentos de crise, é comum que gestores menos familiarizados com questões tributárias, por exemplo, cometam erros graves na hora de cortar gastos visando superar as dificuldades.

Não são raras as vezes em que o corte desses gastos em potencial considera o rompimento da relação com o escritório de contabilidade contratado, o que é prejudicial, principalmente, para a empresa.

Isso porque, em períodos delicados, o contador se torna um elemento ainda mais importante nas finanças de uma companhia, sobretudo, para pequenas e médias empresas, em que é mais comum que os donos tenham menos experiência com as dinâmicas contábeis.

Além de tudo, uma crise afeta a saúde mental de todos os envolvidos. Desse modo, gestores, colaboradores e terceirizados passam a viver um estresse diário, fruto do sentimento de incerteza provocado pela fase vivida.

Nesse sentido, o bom contador também se torna um elemento chave. Isso porque, combinado com os outros setores envolvidos em questões financeiras, tributárias e trabalhistas da empresa, o trabalho do contador vai contribuir para que sejam feitas projeções reais, dentro das condições oferecidas.

Dessa maneira, as melhores decisões poderão ser tomadas e, por fim, a transparência entre todas as partes vai amenizar a sensação coletiva de desesperança.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes