24 de maio, 2024

Últimas:

Nuvem rolo chama atenção de moradores no interior de SP

Anúncios

Moradores de Ribeirão Preto (SP) e Sertãozinho (SP) que acordaram bem cedo neste domingo (28) registraram uma formação diferente no céu. As imagens de uma nuvem gigante em formato de rolo foram enviadas à EPTV, afiliada da TV Globo, por Ana Laura Alves Morelli e Vanessa Pignata e foram classificadas como “estranhas”.

Nuvem rolo flagrada da estrada por moradora de Sertãozinho, SP (Foto: Vanessa Pignata)

Professor da Unesp Jaboticabal e especialista em agrometeorologia, Glauco Cortez explica que o fenômeno é chamado nuvem rolo, muito comum no verão.

Anúncios

“Para a formação, a gente precisa do ar frio que está dentro dela sair no sentido de movimentar para fora e encontrar o ar quente que está fora da nuvem. Aí essa movimentação do ar faz com que essas partículas de água fiquem agrupadas dessa forma, no rolo, que é uma nuvem bem diferente”, diz.

Ana Laura Alves Morelli registra nuvem rolo em Ribeirão Preto, SP, que parece estar bem perto das casas no bairro Parque dos Servidores (Foto: Ana Laura Alves Morelli)

Segundo Glauco, a nuvem rolo causa chuva, mas não foi muito forte. “Assusta mais pela formação, mas serve de alerta porque a atmosfera está em condições de formar nuvens cumulonimbus.”

Anúncios

Desde o início da manhã deste domingo, chove na região de Ribeirão Preto. Segundo a Climatempo, ventos vindos do Norte do país para a região carregam umidade, espalhando chuva pelo estado de São Paulo.

As chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e ventos. Em Sertãozinho, Barretos, Taquaritinga e São Joaquim da Barra, são esperados 10 milímetros de chuva.

Na segunda-feira (29), a expectativa é da chegada de uma massa de ar seco vinda no interior do país. Isso quer dizer que pode esquentar e chover menos.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Posicionamento em favor do fisco do CARF, STJ e STF preocupam o mercado produtivo....

Categorias