Anúncios
A chegada de uma nova frente fria veio acompanhada de uma nuvem do tipo rolo em cidades do Uruguai. O fenômeno foi registrado nesta segunda-feira, no país. A previsão do tempo indica que duas massas de ar frio vão chegar ao Brasil nesta semana.
As imagens feitas nesta segunda-feira mostram a nuvem rolo formada no município uruguaio de Salto. Trata-se de uma formação “baixa, horizontal e na forma de um tudo”, conforme a descrição do MetSul.
Anúncios
Salto hace 1 hora pasaje de nube tubo o rodillo.
— Mario Carrizo (@boleadorcharru) August 15, 2022
– Que es la punta de lanza de un Frente Frio Debil girando en paralelo al suelo y avanzando. pic.twitter.com/xv5jEDCgFU
Este tipo de nuvem geralmente é formada na borda de uma tempestade ou de uma massa de ar polar. No Uruguai ela trouxe chuvas fortes, com granizo e vento.
No Rio Grande do Sul, que faz fronteira com o Uruguai, a frente fria avança no final da tarde. A previsão é de que ocorram chuvas e trovoadas nesta noite e madrugada. As temperaturas também devem cair.
Anúncios
Nube rodillo en Salto, #Uruguay Fotos Andres Medina pic.twitter.com/HheczA06CG
— Meteorología Estación bcp (@Estacion_bcp) August 15, 2022
Ao longo da semana, duas frentes frias chegarão ao Brasil, segundo a MetSul. Esta que vem do Uruguai é a primeira. Ainda nesta segunda-feira ela vai causar impacto no Rio Grande do Sul, no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. De terça em diante ela alcança Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Entre quinta e sexta-feira, uma massa de ar polar também deve atingir o território brasileiro. Ela chegará impulsionada pelo ciclone Atlântico e provocará queda de temperatura. A tendência é de queda na temperatura sobretudo no Sul, mas também no Centro-Oeste e até mesmo no Norte do país.
Fonte: G1