Nuvem gigante de areia assusta moradores no interior de SP nesta sexta-feira; veja vídeo

Uma nuvem de areia gigante foi registrada às margens do rio Tietê, em Pereira Barreto, interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (1).

A cena chamou bastante atenção de moradores, que se assustaram com a tempestade. Outras cidades também registraram o fenômeno na região de Presidente Prudente e no estado de Mato Grosso do Sul.

O comerciante Moacir da Silva viu a tempestade se aproximando e resolveu usar o celular para gravá-la. Ele afirmou que ficou impressionado.

“Fiquei assustado. Escureceu muito rápido. O trem foi aumentando, mas eu precisei parar de filmar, porque começou a vir muita areia no meu olho. Choveu só terra no momento”, explica.

Moacir diz que já tinha visto o fenômeno em reportagens e filmes, mas nunca pessoalmente.

“Foi feio. Tinha um barco dentro da água. Ele simplesmente sumiu. A nuvem de areia cobriu o barco. Não sei o que aconteceu. O susto já passou. A nuvem de areia passou e depois começou a chover de verdade”, conta.

Veja o vídeo.

É comum?

A meteorologista Dóris Palma explica que a cena que assustou moradores é comum, principalmente nesta época do ano.

“Tempestade de areia se formam, normalmente, durante o período de transição da estação mais seca, que foi o inverno, para a estação mais úmida, que tende a ser entre o período de primavera e verão. Essas tempestades de areia se formam quando temos vários dias consecutivos sem chuva muito significativa”, diz.

“As frentes de rajadas que se formam antes dessa tempestade chegar provocam fortes ventanias, o que, literalmente, levanta toda a poeira, mantendo esse aspecto bem escurecido dessa poeira. Quando as nuvens carregadas se formam e se juntam com toda a poeira, temos um céu bem escuro, um aspecto bem assustador”, complementa.

Fonte: G1 – Foto: Divulgação/Moacir da Silva

Últimas

Streaming faz com que o sertanejo e os artistas nacionais ganhem espaço no cenário musical

25 out 2021

Os anos 2000 foram marcados pelo sucesso do rock e também da música pop. Alguns artistas...

Categorias

Scroll Up