29 de maio, 2025

Últimas:

Núcleo da Terra tem ouro para cobrir todo o planeta, afirmam cientistas. E o metal vem subindo à superfície

Anúncios

Se um dia você encontrar ouro no solo, saiba que ele pode ter vindo de dois lugares: ou do núcleo do planeta, ou do espaço, trazido por meteoros.

O metal precioso que motiva a cobiça da humanidade e serve de impulso a inúmeros garimpos ilegais no Brasil é apenas uma pequenina parcela do que a Terra carrega consigo: estima-se que o ouro no núcleo do planeta seria capaz de cobrir o mundo inteiro com uma camada de 50 centímetros.

Anúncios

Cientistas alemães detectaram que parte desse grande armazenamento vem subindo à superfície terrestre, pegando carona com o magma que aparece usualmente em erupções de vulcões, afirma o portal Science Alert.

O novo estudo sobre rochas vulcânicas vazadas das profundezas da litosfera (camada mais superficial da crosta terrestre) revelou que metais preciosos, incluindo ouro, vazaram inicialmente do núcleo antes de iniciar a longa jornada até a superfície.

Anúncios

“Quando os primeiros resultados chegaram, percebemos que tínhamos literalmente encontrado ouro”, afirma ao portal o geoquímico Nils Messling, da Universidade de Göttingen, na Alemanha. “Nossos dados confirmaram que material do núcleo, incluindo ouro e outros metais preciosos, está vazando para o manto terrestre.”

Mas, se o ouro pode vir também do espaço, como saber a origem ao certo? O achado dos pesquisadores alemães toca justamente esta questão. A resposta estaria nos isótopos (variações do mesmo elemento com diferentes números de nêutrons) de um metal pesado precioso chamado rutênio.

Os isótopos de rutênio no núcleo da Terra são ligeiramente diferentes do rutênio da superfície. Essa diferença era pequena demais para ser realmente detectada, mas Messling e equipe desenvolveram novas técnicas de análise que lhes permitiram identificá-los.

“Nossas descobertas não apenas mostram que o núcleo da Terra não é tão isolado quanto se supunha anteriormente, mas agora também podemos provar que enormes volumes de material superaquecido do manto – centenas de quatrilhões de toneladas métricas de rocha – se originam na fronteira núcleo-manto e sobem até a superfície da Terra para formar ilhas oceânicas como o Havaí”, afirma o geoquímico Matthias Willbold.

Neste caminho, vem também à tona o ouro, mas não se trata de um vulcão dourado: o metal não estará emergindo a uma taxa particularmente alta, dizem os cientistas, nem podemos simplesmente cavar 2.900 quilômetros para obtê-lo.

Jazida de ouro explorada pela mineradora Mina Tucano, multada em 2021 por poluir rios da região de Pedra Branca do Amapari, no Amapá (Foto: Great Panther/Um Só Planeta))

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Mary Kay Inc., defensora mundial em promover a educação de jovens mulheres e incentivar a busca por seus...

Categorias