Anúncios
Com os recursos do nosso planeta sendo consumidos cada vez mais rapidamente, cientistas buscam novas formas para a humanidade possa seguir se sustentando. E uma nova fonte de energia com potencial para se espalhar pelo mundo chama a atenção.
Recentemente, cientistas da China mostraram em anúncio a primeira extração bem-sucedida de uma forma de gelo que funciona como combustível. O matéria é encontrado no fundo do mar e pode se tornar uma das maiores fontes de energia sustentável do planeta em breve.
Anúncios
Conhecida oficialmente como hidrato ou clatrato de metano, essa nova forma de energia é uma mistura gélida de gás e água. Soam como cristais de gelo, mas possuem estrutura molecular diferente, com partículas de metano dentro da água.
Esse tipo de energia se forma apenas em temperaturas muito baixas e com áreas de pressão elevadíssima. Exposto a temperaturas mais altas ou pressões mais reduzidas, esse material libera enormes quantias de metano, transformando-se em um combustível de altíssima intensidade energética.
Anúncios
Além da China, Japão e EUA também trabalham em métodos de extração desse gelo combustível. Segundo especialistas, há uma abundância desse material no fundo do oceano e, por isso, ele se torna elemento-chave para as demandas energéticas da humanidade no futuro.
Fonte: Yahoo!