14 de julho, 2025

Últimas:

Novo estudo pode apontar causa das estrias no solo de Marte

Anúncios

Nova pesquisa sugere que as faixas escuras que aparecem e desaparecem sazonalmente na superfície marciana pode ser causada por água fervente. O estudo, publicado na revista Nature Geoscience , é o primeiro que tenta explicar como surgem as estrias em Marte.

No estudo, os cientistas derreteram gelo na sala que simula as condições em Marte para ver como ele interagiu com solo arenoso do planeta. Por causa da baixa pressão atmosférica sobre a superfície de Marte, a água líquida permanece apenas durante um curto período de tempo. Em seus experimentos, os pesquisadores descobriram que a água fervida pode ter sido a causa do surgimento das estrias.

Anúncios

Desde que as estrias estranhas foram detectados em encostas de Marte em 2010 pela NASA Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) , os cientistas vêm tentando descobrir o que poderia ser. Em setembro do ano passado, a NASA anunciou que as estrias são formadas por água salgada fluindo para baixo, crescendo mais espessa nas estações mais quentes e encolhendo quando Marte fica mais frio . O estudo de hoje mostra como o processo pode realmente acontecer. “Água em condições atmosféricas marcianas se comporta de modo diferente do que estamos acostumados”, diz Alfred McEwen, professor de geologia planetária na Universidade de Arizona.

Infelizmente, parece que não haverá uma maneira de confirmar os resultados atuais com os dados da vida real. As imagens e os dados enviados por naves espaciais, como o MRO que orbitam o planeta não têm resolução suficiente para mostrar o que está acontecendo em tal pequena escala na superfície, de modo que não pode confirmar que a água fervente é realmente criar as estrias. “É uma experiência legal, mas eu acho que não nos diz exatamente o que está acontecendo agora com estas características”, diz Stillman.

Anúncios

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Categorias