05 de julho, 2025

Últimas:

Novo autódromo do Rio de Janeiro terá o nome de Ayrton Senna

Anúncios

O novo autódromo a ser construído no Rio de Janeiro no terreno cedido pelo Exército no bairro de Deodoro, Zona Norte da cidade, se chamará Ayrton Senna. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcello Crivella, nesta quinta-feira, em solenidade que marcou a assinatura de um termo de compromisso para a utilização do local. Segundo Crivella disse em seu discurso, a sugestão foi do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na reunião, que não foi aberta a toda a mídia, Bolsonaro ainda falou que a possível volta da Fórmula 1 ao Rio de Janeiro a partir de 2021, na temporada seguinte ao término do atual contrato com São Paulo, é uma tentativa para manter o Grande Prêmio do Brasil no país:

Anúncios

– Eu não escolhi o Rio, eu escolhi o Brasil. Foi a Fórmula 1 que escolheu voltar ao Rio de Janeiro.

Também presente à solenidade, o governador do Estado, Wilson Witzel, afirmou que a construção de um novo autódromo do Rio é fundamental devido à ameaça real de a F1 deixar o Brasil ao término do contrato com São Paulo, no ano que vem. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) também esteve presente ao evento.

Anúncios

Projeto apresentado há 11 meses

O projeto para um novo autódromo no Rio de Janeiro foi revelado em primeira mão pelo GloboEsporte.com no dia 2 de junho de 2018. Apresentado à Prefeitura do Rio por um grupo que tem, entre outros, o arquiteto alemão Hermann Tilke, o plano previu desde o começo que fossem utilizados apenas recursos privados nas obras.

Nas semanas seguintes, dirigentes do Liberty Media, grupo americano que promove a Fórmula 1, e da Dorna, promotora da MotoGP, se reuniram para avaliar o projeto inicial e sugerir ajustes para que o circuito fosse adequado às exigências das federações internacionais de motociclismo e automobilismo. Liberty e Dorna entraram em sintonia sobre o projeto.

Reunião com cúpula da Fórmula 1

Ao mesmo tempo, com o apoio do prefeito Marcello Crivella, houve toda a tramitação necessária para que o projeto fosse adiante. A construção do autódromo também recebeu a chancela do então governador eleito Wilson Witzel.

Em novembro de 2018, os dois receberam o CEO do Liberty Media, Chase Carey, que intensificou as tratativas para, terminada a construção do autódromo, levar a categoria de volta à capital fluminense, o que não acontece desde 1989, no extinto Autódromo Nelson Piquet em Jacarepaguá – após a desativação do circuito, em 2012, o local foi usado para a construção do Parque Olímpico.

Largada do GP do Brasil de 1989, em Jacarepaguá — Foto: Getty Images
Largada do GP do Brasil de 1989, em Jacarepaguá (Foto: Reprodução)

Disputa ambiental nos bastidores

Houve também a garantia do Exército, detentor do terreno na Floresta do Camboatá, de que o solo estava totalmente livre de artefatos bélicos não-detonados, e que, portanto, poderia receber intervenções. No entanto, grupos contrários à construção de um autódromo no local, aprovaram em primeira instância na Assembleia Legislativa um projeto para tornar o terreno uma Área de Proteção Ambiental.

Os responsáveis pelo projeto, entretanto, sempre afirmaram que todas as contrapartidas ambientais seriam adotadas. O edital de licitação previu diversas questões relacionadas a isso, mas o Tribunal de Contas da União solicitou alterações no projeto para que o vencedor da concorrência fosse divulgado.

Mapa do Rio de Janeiro e a localização do terreno em Deodoro para novo autódromo — Foto: Divulgação
Mapa do Rio de Janeiro e a localização do terreno em Deodoro para novo autódromo (Foto: Divulgação)

Participação de Bolsonaro

Nas últimas semanas, o Liberty Media enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro, ao prefeito Marcello Crivella e ao governador Wilson Witzel, confirmando o desejo de realizar uma corrida de Fórmula 1 na cidade.

Nesta quarta-feira, depois de uma solenidade para homenagear os pracinhas da Segunda Guerra Mundial, os três assinaram um termo de compromisso para a construção de um autódromo no terreno de Deodoro.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Enchentes provocadas por tempestades deixaram 13 mortos no estado americano do Texas, nos Estados Unidos, segundo dados divulgados pelas autoridades...

Categorias