20 abril, 2024

Últimas:

Nova regra permite retirada de remédios em maior quantidade no Programa Farmácia Popular

Anúncios

Os pacientes que precisam de medicamentos do Programa Farmácia Popular já podem retirar uma quantidade maior de remédios. A nova medida, adotada pelo Ministério da Saúde em função da pandemia de coronavírus, já está valendo.

Segundo o governo, as novas regras têm caráter temporário com objetivo de facilitar o acesso da população ao programa. Agora, pacientes podem retirar, em um único atendimento, a quantidade suficiente de medicamentos para realizar o tratamento por até 90 dias, ficando livres de voltar à farmácia por até três meses.

Anúncios

Essa alteração é válida para todos os medicamentos oferecidos pelo programa, incluindo as fraldas geriátricas. Também houve ampliação, de 30 dias para três meses, do prazo de validade para que o cidadão retire medicamentos nas unidades do programa.

Outra flexibilização é quanto à comprovação para poder pegar remédios no lugar de pacientes impedidos de ir pessoalmente às farmácias por conta de limitação de mobilidade, como idosos e acamados.

Anúncios

Com as novas regras, serão aceitas declaração de próprio punho, sem necessidade do reconhecimento de firma em cartório. O modelo do documento está disponível no site do Programa da Farmácia Popular. Basta abrir o arquivo, imprimir e assinar.

Segundo o Ministério da Saúde, as novas medidas possibilitam uma menor circulação de pessoas com mais de 60 anos, consideradas grupo de risco para a Covid-19. Este grupo de pessoas representa 55% dos usuários do programa.

Fonte: G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias