06 de junho, 2025

Últimas:

Nova onda de frio deve chegar ao país entre quinta e sexta-feira; veja previsão

Anúncios

O frio intenso que marcou o início do mês de junho já tem data para retornar. Segundo a Climatempo, uma nova onda de frio está prevista para chegar ainda esta semana, com a intensificação de uma massa de ar mais frio que chega ao Sul do país entre quinta e sexta-feira.

Nesta primeira fase, a previsão é de clima frio no Rio Grande do Sul e queda acentuada nas temperaturas em Santa Catarina e no Paraná. Já no domingo (8/6), uma nova e mais intensa massa de ar polar deve avançar pelo país, derrubando as temperaturas em regiões do Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo em áreas do Norte.

Anúncios

Segundo a Climatempo, a nova onda de frio terá características diferentes em comparação ao último episódio. “O ar frio irá abranger uma área um pouco menor e não será tão intenso, porém, em termos de duração, esta será um pouco maior, com possibilidade de se estender até o dia 14 de junho”, afirma o boletim.

Nova massa de ar frio irá derrubar as temperaturas novamente (Foto: MetSul)

De olho nas temperaturas

Conforme Estael Sias, metereologista da MetSul, a sexta-feira (6/6) será marcada pelo ar seco e tempo aberto no Sul do país, com mínimas ao redor e abaixo de 4°C, com risco de formação de geada em parte da Campanha e sobre a zona sul do Rio Grande do Sul.

Anúncios

No fim de semana, as temperaturas devem ficar abaixo dos 10°C na maioria das cidades gaúchas. A tarde de sol e tempo firme terá aquecimento gradativo, com máximas ao redor de 18ºC a 20°C durante a tarde e previsão de frio novamente ao anoitecer.

Segundo a Climatempo, áreas desde Santa Catarina até o sul de Mato Grosso (indicadas em azul-claro nos modelos meteorológicos) devem enfrentar dias gelados, com temperaturas mínimas e máximas mais baixas ao longo da próxima semana.

Inclusive, há previsão de friagem em partes do Norte do Brasil, como no Acre e no sul de Rondônia. Desta vez, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e áreas do sul de Minas, centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, serão mais afetados.

Nova onda de frio está prevista para chegar nesta semana no Brasil (Foto: Climatempo)

Existe risco de neve?

Diferentemente da última onda de frio, que levou neve para algumas regiões, a possibilidade do fenômeno se repetir agora é considerada muito baixa, conforme a Climatempo. As projeções mais recentes apontam chances mínimas e restritas às áreas mais elevadas da serra catarinense — como Urupema, São Joaquim e Urubici — e apenas na segunda-feira (9/6).

Fonte: Globo Rural

Talvez te interesse

Últimas

Iniciativas brasileiras voltadas à liderança jovem, participação social e fortalecimento do SUS ganham visibilidade em congresso internacional sobre diabetes na...

Categorias