Anúncios
Maioria dos casos foi registrada nas regiões Norte e Leste; cidade ainda tem 48 notificações em investigação
A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu divulgou no final da última semana a atualização dos dados referentes à dengue no município em 2025. De acordo com o novo boletim, a cidade soma 1.395 casos confirmados da doença até o momento, com mais de 4 mil notificações registradas ao longo do ano.
Anúncios
Apesar de uma redução recente na transmissão, a VAS reforça que os cuidados não devem ser abandonados. “Devemos continuar atentos e eliminar as condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Quanto menor o índice de infestação de mosquitos, menor a chance de circulação do vírus da dengue”, destaca o comunicado da Vigilância.
Além dos casos confirmados, o painel aponta 2.634 diagnósticos descartados, 48 em investigação e 82 ocorrências importadas, ou seja, de pessoas que contraíram o vírus fora do município. A maior parte das infecções é autóctone (transmitida dentro da cidade), com 1.313 registros.
Anúncios
Casos por região de Botucatu:
- Região Norte: 413 casos (Jardim Itamarati, Jardim Ypê, Vila di Capri e Jardim Planalto)
- Região Leste: 406 casos (Jardim Peabiru e Cohab 2)
- Região Sul: 262 casos
- Região Centro: 187 casos
- Região Oeste: 127 casos
A VAS reforça a importância da colaboração da população, especialmente no combate aos criadouros do mosquito em residências e comércios. Pneus, vasos de plantas, calhas entupidas e recipientes com água parada ainda são os principais focos de reprodução do Aedes aegypti.
A população pode acionar a equipe de Vigilância Ambiental em caso de dúvidas ou denúncias pelo telefone: (14) 3811-1602.