Anúncios
Promotores do Vaticano ordenaram uma busca e apreensão de documentos e computadores nos escritórios administrativos na Basílica de São Pedro nesta terça-feira (30).
Isso indica que pode haver uma nova investigação das irregularidades financeiras da Santa Sé.
Anúncios
O Vaticano afirmou que o Papa Francisco também nomeou um comissário especial para gerenciar a basílica, reorganizar os escritórios, atualizar os estatutos para entrar em conformidade com as novas regras do Vaticano de contratação e para clarificar a administração.
O Vaticano afirma que as decisões parte de um relatório do auditor geral.
Anúncios
Foi com base nesse relatório que os promotores determinaram a busca e apreensão nos escritórios que gerenciam a basílica.
Não foram dados detalhes sobre o que o auditor encontrou ou quais os problemas específicos ele afirmou que precisam ser resolvidos. O comissário, o bispo Mario Giordana, já havia pedido uma investigação sobre irregularidades financeiras no coral da Capela Sistina, que forçou o maestro a se aposentar mais cedo.
Em uma declaração, o Vaticano afirmou que a nomeação de Giordana segue novos parâmetros estabelecidos pelo Papa para centralizar em um só escritório todas as contratações –é uma tentativa de diminuir os desperdícios, acabar com a corrupção e atualizar o gerenciamento financeiro do Vaticano.
No ano passado, os promotores do Vaticano fizeram uma outra investigação sobre uma compra de um prédio de luxo em Londres, feita pelo secretariado da Igreja. Havia indícios de que atravessadores levaram milhões de euros da Santa Sé. Não houve nenhum processo, mas um corretor foi preso e depois liberado.
Fonte: Yahoo!