23 abril, 2024

Últimas:

No século 21, homofobia e transfobia nas empresas ainda são realidade

Anúncios

Preconceito, violência, violação de direitos básicos, abandono da família, dificuldade de acesso aos estudos. Estes são apenas alguns dos desafios enfrentados todos os dias por homossexuais e transgêneros no Brasil. No mercado de trabalho não é diferente: pesquisas mostram que a maioria das empresas brasileiras não possui programas de inclusão e diversidade para acolher essas pessoas.

As dificuldades começam ainda durante a infância. Estudo realizado pela Secretaria de Educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ABLGBT) aponta que 73% dos estudantes brasileiros que não se declaram heterossexuais já foram agredidos verbalmente na escola. E, ainda, um a cada quatro alunos já foram agredidos fisicamente neste ambiente. Estes são fatores preponderantes da evasão escolar.

Anúncios

A baixa escolaridade, somada aos casos em que a família abandona os filhos LGBTI+ e os expulsa de casa, faz com que grande parte dos trans e homossexuais não consiga ter acesso ao mercado de trabalho formal, ficando muitas vezes restritas à prostituição, principalmente no caso das transexuais.

Mas e quando essa não é essa realidade? A verdade é que, mesmo quando a pessoa está qualificada para uma vaga de trabalho, ainda assim é preterida, por preconceito de empresas. Segundo pesquisas realizadas pelo Plantão Plomo, uma em cada cinco companhias se recusa a contratar homossexuais no Brasil, com receio de que sua imagem seja associada àquele funcionário. Enquanto isso, a mesma pesquisa mostra que 68% das pessoas já presenciaram algum tipo de homofobia no ambiente de trabalho.

Anúncios

Mudar esse quadro exige ações em diferentes frentes. O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ elaborou dez compromissos para orientar as práticas das empresas sobre esse tema. Entre eles estão medidas que vão desde promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+ até a promoção do respeito aos direitos na comunicação e marketing da empresa.

Neste ponto, atualmente existem companhias, principalmente as multinacionais, como Uber e Burguer King, que têm investido em políticas de inclusão e ações que comunicação que apresentam representatividade de homo e transexuais. Um caso recente que ganhou a mídia foi também o da Victoria’s Secrets, que passou a contar com a primeira modelo trans em seu elenco.

Empresas que já adotaram medidas para aumentar a inclusão e a diversidade de seu quadro de funcionários já identificaram que essas ações contribuem para o aumento da produtividade, além de melhorar a relação entre os colaboradores, aumentando o repertório interno.

Veja abaixo casos de empresas que têm ações de inclusão da população LGBTI+:

Carrefour
A rede de supermercados francesa ganhou repercussão nas redes sociais em 2017 ao homenagear duas funcionárias no Dia da Visibilidade Trans.Na ocasião, a empresa aproveitou a data para reforçar suas ações de inclusão e apoio à diversidade, entre elas contratar pessoas trans trabalhando e oferecer cursos de capacitação em varejo para aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho.

Google
Reconhecida apoiadora da comunidade LGBTI+, o Google é uma empresa que não poupa esforços na garantia de direitos. Assim se manifestou em relação à Proposition 8, lei que previa casamento restrito a homem e mulher em alguns estados dos Estados Unidos.

IBM
Na IBM são realizados processos de mentoria reversa, em que funcionários homossexuais apresentam aos líderes como funciona o cotidiano deles e de que forma a empresa pode ajudá-los.

Microsoft
Para tornar a empresa mais inclusiva para pessoas LGBTI+, surgiu em 2016 o pilar que trata assuntos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero. Algumas atividades já realizadas foram a participação de colaboradores da Microsoft na Parada Gay de São Paulo em 2016 e na LGBT Tech, evento que uniu funcionários de empresas de tecnologia para incentivar práticas de diversidade e tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo.

Dow
Em 2018, a multinacional da área química levantou pela primeira vez quantos funcionários se autodeclaram LGBT no Brasil, e afirma já trabalhar em casos concretos de forma coletiva. O CEO global da empresa, Jim Fitterling, inclusive, afirma publicamente que é gay.

Últimas

Novo Mundo Empresarial apoia Núcleo de Inovação em PE

Novo Mundo Empresarial apoia Núcleo de Inovação em PE

23/04/2024

O projeto, desenvolvida na cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE) promove o Setor Produtivo Regional;...

Categorias