17 de junho, 2024

Últimas:

Níveis de gelo antártico sofrem diminuição drástica após junho mais quente já registrado

Anúncios

Os níveis de gelo do mar antártico atingiram mínimos recordes no mês passado, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta segunda-feira (10). Especialistas em mudanças climáticas descreveram esse desenvolvimento como preocupante, segundo a Reuters.

A OMM disse que os níveis de gelo do mar antártico no mês passado – o junho mais quente já registrado – estavam no nível mais baixo desde o início das observações de satélite, 17% abaixo da média.

Anúncios

“Estamos acostumados a ver essas grandes reduções no gelo marinho no Ártico, mas não na Antártida. É uma queda enorme”, disse Michael Sparrow, chefe do Programa Mundial de Pesquisas Climáticas (WCRP, na sigla em inglês), a repórteres em Genebra.

Aquecimento da Península Antártica (Foto: Reprodução)

As temperaturas globais da superfície do mar atingiram recordes para a época do ano em maio e junho, de acordo com a OMM, que alertou que o aquecimento dos oceanos do mundo está se espalhando rapidamente além de sua superfície.

Anúncios

“Não é apenas a temperatura da superfície, mas todo o oceano está se tornando mais quente e absorvendo energia que permanecerá lá por centenas de anos”, disse a OMM. “Os alarmes estão soando especialmente alto por causa das temperaturas sem precedentes da superfície do mar no Atlântico Norte”, completou.

A organização disse que o padrão climático El Niño, que surgiu recentemente, deve aumentar as temperaturas tanto na terra quanto nos oceanos, o que pode levar a mais ondas de calor marinhas e temperaturas extremas.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Dr. Murtaz Navsariwala explica como funcionam os vistos EB1-A e EB2-NIW, mostra para quem são indicados e quais são os...

Categorias