Anúncios
O campeão da temporada é Lewis Hamilton, mas “o cara” desta reta final de ano atende pelo nome de Nico Rosberg. No cair da noite deste sábado em Abu Dhabi, palco da última etapa de 2015, o alemão ofuscou o companheiro de Mercedes em treinos classificatórios mais uma vez, conquistando sua sexta pole position consecutiva, a sétima no ano. Hamilton bem que tentou. Foi o mais rápido no Q1 e no Q2 e chegou a aparecer na ponta nos segundos finais do Q3 com o tempo de 1m40s614. Porém, viu o rival dar o troco no apagar das luzes, com uma fantástica volta de 1m40s237, quase quatro décimos melhor que a sua, no belo Circuito de Yas Marina.
– Não costumo fazer uma volta como essas com tanta frequência – disse Nico, após o treino.
Anúncios
Felipe Massa ficou com a oitava colocação no grid. O brasileiro virou 1m41s759, um décimo acima do parceiro de Williams, Valtteri Bottas, o sexto. Felipe Nasr conseguiu levar a limitada Sauber ao Q2, mas parou na 14ª posição, com 1m43s614, enquanto seu companheiro Marcus Ericsson foi eliminado logo no Q1, em 18º.
Por falar em queda precoce, Sebastian Vettel foi a grande decepção do dia. Em razão de um erro de cálculo da Ferrari, o alemão acreditou que estaria garantido no Q2 com o tempo dos pneus macios e tirou o pé. Resultado: foi empurrado para o 16º lugar, conforme os adversários completavam voltas com compostos supermacios, dando adeus no Q1. Outro campeão mundial a deixar a disputa mais cedo foi Fernando Alonso, da McLaren. Mas por azar, não por erro. O espanhol fazia boa volta e tinha tudo para acompanhar Jenson Button, que avançava ao Q2, mas um furo no pneu traseiro esquerdo atrapalhou os planos do bicampeão, que terminou em 17º.
Anúncios
O destaque positivo da sessão ficou por conta de Sergio Pérez. O mexicano da Force India confirmou o bom desempenho apresentado nos treinos livres. Foi quem mais se aproximou das Flechas de Prata no Q1 e no Q2 e acabou na 4ª posição, sendo desbancado no fim pelo finlandês da Ferrari, Kimi Raikkonen.
Q1 – VETTEL VACILA E CAI FORA
O Q1 marcou a queda de dois campeões mundiais. A surpresa ficou por conta da saída precoce de Vettel. O alemão da Ferrari acabou não completando volta rápida com o jogo de pneus supermacios e ficou em 16º. Quem também caiu fora foi Alonso. Apesar do espanhol estar acostumado a ser eliminado cedo em razão do baixo rendimento da McLaren neste ano, dessa vez a eliminação teve um gostinho amargo. Enquanto seu companheiro Button avançou em uma expressiva nona posição, Alonso foi prejudicado por um furo no pneu traseiro esquerdo durante sua última volta rápida. Também deram adeus Marcus Ericcson, Will Stevens e Roberto Merhi.
Lá na frente, dominante nos treinos livres, a Mercedes confirmou a soberania, com Hamilton à frente de Rosberg. Pérez e Hulkenberg vieram na sequência, confirmando o bom desempenho da Force India no circuito. Já Felipe Massa avançou em uma confortável sexta posição.
Eliminados no Q1:
16º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
17º – Fernando Alonso (ESP/McLaren)
18º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
19º – Will Stevens (ING/Manor)
20º – Roberto Merhi (ESP/Manor)
Q2 – NASR É ELIMINADO
O Q2 marcou a eliminação de Felipe Nasr. Com o limitado carro da Sauber, o brasileiro terminou em 14º, ficando à frente apenas de Romain Grosjean, que sequer marcou tempo, em razão de problemas no câmbio da Lotus. E por falar na equipe inglesa, Pastor Maldonado também caiu fora, em 13º. O conto de fadas de Button terminou com o 12º lugar, enquanto Sainz desbancou o parceiro de STR, Verstappen, e ficou com a 10ª e última vaga no Q3. Na dianteira, Hamilton seguiu dominando Rosberg. Pérez voltou a se destacar, fazendo o terceiro tempo, colocando Raikkonen, Ricciardo e Bottas entre o companheiro Hulkenberg. Massa fez o suficiente para avançar na nona colocação, logo atrás de Kvyat.
Eliminados no Q2:
11º – Max Verstappen (HOL/STR)
12º – Jenson Button (ING/McLaren)
13º – Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
14º – Felipe Nasr (BRA/Sauber)
15º – Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Q3 – VIRA VIRA DE ROSBERG EM HAMILTON
Batido no Q1 e no Q2, Rosberg reagiu na hora certa, quando valia a pole. O alemão saiu na na primeira metade do Q3 com o tempo de 1m40s738, contra 1m41s016 de Hamilton. Pérez, Raikkonen e Ricciardo apareciam na sequência. Massa era o sétimo, atrás de Bottas. Hulk e Kvyat figuravam em oitavo e nono, enquanto Sainz sequer havia ido para a pista.
Como de costume, restando cerca de cinco minutos para o fim, os pilotos foram para os boxes e colocaram novos jogos de pneus para suas últimas tentativas de voltas rápidas. Já com o cronômetro zerado, Hamilton anotou 1m41s016 e pulou para a ponta. Mas por pouco tempo. Rosberg deu o trocou logo em seguida, cravou 1m40s237 e conquistou sua sexta pole position consecutiva. No fim, Raikkonen conseguiu desbancar Pérez e ficou com o terceiro lugar. Ricciardo, Bottas e Hulkenberg ficaram, respectivamente, em quarto, quinto e sexto. Massa terminou com a oitava posição, enquanto Kvyat e Sainz completaram o top 10.
Fonte: G1