Anúncios
Milhares de católicos pediram neste sábado à Virgem de Fátima que interceda pela paz, pelos perseguidos e pelos pobres na Nicarágua, mergulhados em uma grave crise política desde 2018 que deixa uma lista de mortos, prisioneiros e exilados.
“Pedimos que você toque o coração dos governantes para agir com prudência e para o bem”, proteja “os perseguidos por causa de sua fidelidade à igreja” e aqueles que “sofrem de miséria e opressão”, oraram os paroquianos durante uma cerimônia na Catedral de Manágua.
Anúncios
No final da missa, mais de cem oponentes exigiram em frente à catedral a libertação de mais de 50 dissidentes que ainda estão presos.
“Pedimos à virgem que interceda por nós para que possamos alcançar a liberdade de nossos irmãos que estão na prisão”, disse à AFP o líder camponês da oposição Medardo Mairena, que passou vários meses preso por participar dos protestos da 2018.
Anúncios
A Igreja Católica da Nicarágua recebeu na sexta-feira uma imagem oficial da Virgem de Fátima de Portugal, que iniciou no sábado um jubileu mariano que ocorrerá até 25 de julho de 2021.
A peregrinação pela virgem, que os nicaraguenses veneram como a “rainha da paz”, começa em meio à crise política que o país atravessa desde que os protestos antigoverno eclodiram, em 2018.
Segundo grupos humanitários, a repressão estatal às manifestações deixou pelo menos 328 mortos, centenas de presos, 85.000 exilados, além de uma profunda polarização política.
Fonte: Yahoo!