25 abril, 2024

Últimas:

Neurologista do HC de Botucatu orienta sobre o AVC na Câmara Municipal

Anúncios

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo e no Brasil. A doença cerebrovascular atinge 16 milhões de pessoas ao redor do planeta a cada ano. Dessas, seis milhões morrem. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção de medidas urgentes para a prevenção e tratamento da doença.

No próximo dia 29 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em comemoração à data, o SAMU, a Unidade de AVC e o setor de neurorreabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveram ações sociais dentro do hospital e contou com a participação do médico neurologista do HCFMB e docente da Faculdade de Medicina de Botucatu/ Unesp (FMB), Rodrigo Bazan. Na segunda-feira (26), Bazan utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Botucatu para atualizar os vereadores e a comunidade sobre o assunto. “É importante informamos autoridades e a população. O AVC é uma doença de instalação súbita, com algum tipo de déficit focal, principalmente boca torta (desvio rima), fala empastada (disartria), fraqueza em alguma parte do corpo, quadro confusional”, relata Bazan.

Anúncios

Segundo o especialista, na prevenção primária, na rede básica, o que se deve ser feito é o bom controle dos fatores de risco na população geral. Uma vez os sintomas já instalados o importante é ligar 192 (SAMU) para um rápido transporte para o HCFMB, que é referência para esse tipo de atendimento. Em nível hospitalar serão realizados vários exames. Confirmado o AVC, são tomadas as devidas condutas de manejo da pressão arterial de glicemia e nesse caso o indivíduo será atendido pela Unidade de AVC do Hospital.

Unidade de AVC do HCFMB

Anúncios

Credenciada pelo Ministério da Saúde desde junho deste ano, a Unidade de AVC do HCFMB, que atende pacientes de 13 municípios da região pertencente ao Polo Cuesta, passa a receber recursos para cobrir as despesas com seus 10 leitos de internação, além de contar com o custeio de um medicamento específico para o tratamento do AVC: o Alteplase. Até então, todo esse financiamento era de responsabilidade do próprio HCFMB.

A Unidade de AVC, que conta com o suporte de uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, atende a aproximadamente 40 pacientes por mês, sendo que cinco deles, em média, passam pelo tratamento específico com o medicamento Alteplase. “Só têm condições de serem submetidos a esse tratamento específico, que reduz em até 30% as chances de sequelas, os pacientes que chegarem até a Unidade dentro de 4 horas e meia após o início dos sintomas do AVC. É o intervalo de tempo que chamamos de janela de trombólise. Trata-se do tempo máximo que temos para aplicar o medicamento intravenoso (pela veia do paciente)”, explica o neurologista e coordenador da Unidade Gabriel Pereira Braga.

Os pacientes atendidos na Unidade de AVC – 50% deles originários de Botucatu – permanecem internados por 15 dias e seu quadro pode ter três evoluções distintas: encaminhamento para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em caso de piora; transferência para uma enfermaria ou alta hospitalar. Após deixar a Unidade de AVC, o paciente ainda é acompanhado em um ambulatório especializado, no próprio HCFMB, durante seis meses, e depois reencaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
Parceria com o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Botucatu é um dos grandes aliados da Unidade de AVC do HCFMB e responsável por aumentar significativamente as chances de os pacientes terem uma recuperação adequada. Um estudo realizado entre os anos de 2011 e 2012, com pacientes que foram levados ao Hospital das Clínicas pelo SAMU, constatou que aumentou em cinco vezes as chances de as pessoas vítimas de um AVC receberem o tratamento trombolítico (intravenoso, com o medicamento específico) em comparação com aqueles que foram socorridos por outros meios. “Por isso, recomendamos que, quando houver suspeita de AVC, a pessoa que estiver prestando o socorro acione imediatamente o SAMU pelo telefone 192”, salienta Braga.

Sintomas do AVC

É possível suspeitar que uma pessoa esteja sofrendo um AVC ao observar alguns sinais como: paralisia em apenas um lado do corpo, alteração da sensibilidade de algum membro (sensação de amortecimento repentino), alteração na fala e alteração na visão.

O Acidente Vascular Cerebral pode ser causado, principalmente, pela hipertensão (pressão alta), tabagismo, diabetes, arritmia cardíaca (fibrilação atrial) e sedentarismo. O AVC, apesar de ser um risco para pessoas de todas de todas as idades, é mais comum em homens entre 65 e 70 anos.
Aproximadamente 70% dos pacientes vítimas de AVC não conseguem retornar ao trabalho por ter ficado com algum tipo de sequela, que podem variar desde uma leve paralisia facial até a pessoa permanecer em estado vegetativo pelo resto da vida.

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Últimas

AGITAÇÃO GEOPOLÍTICA GERA AVALANCHE DE ATAQUES DDOS, SEGUNDO NOVO RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS DA NETSCOUT

25/04/2024

Grupos hacktivistas aumentam atividade globalmente enquanto aumento DNS Water Torture contribuiu para mais de 7 milhões...

Categorias