29 março, 2024

Últimas:

Ned Beatty, ator de ‘Super Homem’ e ‘Rede de Intrigas’, morre aos 83 anos

Anúncios

Ned Beatty, o ator indestrutível cujo primeiro papel no cinema como um veranista genial estuprado por um caipira em “Amargo Pesadelo” de 1972, o lançou em uma carreira longa e bem-sucedida, morreu neste domingo (13) com 83 anos.

A empresária de Beatty, Deborah Miller, disse que Beatty morreu no domingo de causas naturais em Los Angeles (EUA), cercado por amigos e entes queridos.

Anúncios

Depois de anos no teatro regional, Beatty foi escalado para “Amargo Pesadelo” como Bobby Trippe, o membro despreocupado de um grupo de homens que navegava em um rio aterrorizado por bandidos do interior.

A cena em que Trippe é brutalizado se tornou a mais memorável do filme e estabeleceu Beatty como um ator cujo nome os cinéfilos podem não ter conhecido, mas cujo rosto eles sempre reconheceram.

Anúncios

“Para pessoas como eu, há muito ‘Eu te conheço! Eu conheço você! Em que eu vi você? ’”, Beatty comentou sem rancor em 1992.

Beatty recebeu apenas uma indicação ao Oscar, como ator coadjuvante por seu papel como executivo corporativo Arthur Jensen em “Rede de Intrigas” de 1976, mas ele contribuiu para alguns dos filmes mais populares de seu tempo e trabalhou constantemente, seus créditos incluindo mais de 150 filmes e programas de TV.

Ned Beatty morreu neste domingo aos 83 anos (Fotos: Reprodução)

A aparição de Beatty em “Rede de Intrigas”, com roteiro de Paddy Chayefsky e dirigido por Sidney Lumet, foi breve, mas titânica. Seu monólogo de três minutos está entre os maiores do cinema. Jensen convoca o âncora Howard Beale (Peter Finch) a uma longa e mal iluminada sala de reuniões para um encontro com Jesus sobre os poderes elementais da mídia.

“Você se intrometeu com as forças primordiais da natureza, Sr. Beale, e eu não vou permitir!”, Beatty grita do outro lado da sala de reuniões antes de explicar que não existe América, não existe democracia. “Existem apenas IBM e ITT e AT&T e DuPont, Dow, Union Carbide e Exxon. Essas são as nações do mundo hoje. ”

Ele foi igualmente memorável como Otis, o capanga idiota do vilão Lex Luthor nos dois primeiros filmes de Christopher Reeve “Super-Homem” e como o xerife racista em “Sob o Signo da Vingança”. Em uma entrevista de 1977, ele explicou por que preferia ser um ator coadjuvante.

“As estrelas nunca querem jogar uma bola curva para o público, mas minha grande alegria é jogar uma bola curva”, disse ele. “Ser uma estrela diminui sua eficácia como ator porque você se torna uma parte identificável de um produto e um tanto previsível. Você tem que cuidar de seus P’s e Q’s e nutrir seus fãs. Mas gosto de surpreender o público, de fazer o inesperado. ”

Ele conseguiu um raro papel de protagonismo no filme irlandês “Escute minha Canção” em 1991. A verdadeira história do lendário tenor irlandês Josef Locke, que desapareceu no auge de uma carreira brilhante, foi bem comentada, mas quase nunca vista nos Estados Unidos. Entre os filmes, Beatty trabalhou muitas vezes na TV e no teatro.

Suas participações cinematográficas mais recentes incluem “Toy Story 3” em 2010 e dois lançamentos em 2013: “The Big Ask” (sem versão em português) e “Voando Para o Amor”. Logo depois, ele se aposentou.

Beatty, que se casou com Sandra Johnson em 1999, teve oito filhos de três casamentos anteriores.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias