29 março, 2024

Últimas:

Nazista que viveu por 40 anos escondido em NY é deportado aos 95 anos

Anúncios

As autoridades americanas deportaram na manhã desta terça-feira (21/08) o ex-guarda de campo de concentração Jakiw Palij, de 95 anos, último criminoso de guerra nazista investigado nos Estados Unidos.

Segundo informações do jornal “Frankfurter Allgemeinen Zeitung”, Palij desembarcou num aeroporto de Düsseldorf, de onde foi levado para um asilo de idosos. A imprensa alemã trata como improvável que ele enfrente um processo judicial no país.

Anúncios

Palij viveu por décadas nos EUA, primeiramente como desenhista, depois como aposentado, até que, 25 anos atrás, uma investigação pela primeira vez o confrontou com seu papel na Segunda Guerra.

Em 1993, quando os investigadores do Departamento de Justiça bateram em sua porta em Nova York, ele então admitiu que ter entrado nos EUA com uma mentira: a de que passou a guerra trabalhando como agricultor e como operário numa fábrica.

Anúncios

“Eu nunca teria recebido um visto se tivesse contado a verdade. Tudo mundo mentiu”, contou aos oficiais na ocasião, sobre sua chegada aos EUA.

Sua presença nos EUA foi denunciada por um antigo colega de campo de concentração, após investigadores americanos encontrarem seu nome numa antiga escala de serviço nazista.

Nascido em 1923 numa região que na época era leste da Polônia e hoje faz parte da Ucrânia, Palij entrou nos EUA em 1949, por Boston. Anos depois, conseguiu a cidadania americana.

A cidadania foi revogada em 2003 por um juiz americano, sob a justificativa de que ele “participou em atos contra civis judeus” como guarda do campo de concentração nazista de Trawniki, na Polônia ocupada.

Foi em Trawniki, em 3 de novembro de 1943, que seis mil homens, mulheres e crianças judias foram mortos a tiros, num dos maiores massacres do Holocausto.

Mas como Alemanha, Polônia e Ucrânia se recusaram a recebê-lo, ele continuou a viver tranquilamente, numa espécie de limbo, em sua casa no bairro do Queens ao lado da mulher, Maria, de 86 anos.

Sua presença gerou indignação entre a comunidade judaica e atraiu frequentes protestos ao longo dos anos diante de sua casa.

Desde 2005, oito colaboradores nazistas com ordem de deportação morreram nos EUA, após serem rejeitados pela Alemanha e seus respectivos países de origem.

A Justiça alemã sustenta que só aceita ex-criminosos nazistas que possuam ou tenham possuído cidadania alemã ou enfrentem um processo no país.

Jakiw Palij não se enquadra em nenhum dos dois casos: nunca teve a cidadania alemã e, segundo o jornal “Die Welt”, a última investigação aberta contra ele, pela promotoria de Würzburg, não encontrou provas suficientes para indiciá-lo.

Sua deportação ocorre após semanas de negociações diplomáticas, tornadas uma prioridade pelo presidente americano, Donald Trump.

“Após extensas negociações, o presidente Trump e seu time garantiram a deportação de Palij para a Alemanha”, informou a Casa Branca.

As autoridades alemãs ainda não se manifestaram.

A deportação de Palij é a primeira de um criminoso de guerra nazista desde que, em 2009, a Alemanha aceitou receber John Demjanjuk, um aposentado de Ohio que também trabalhou como guarda nazista. Ele foi condenado em 2011 por ter colaborado para a morte 28 mil pessoas, e morreu dez meses depois, aos 91 anos, esperando decisão sobre seu recurso.

Foto de 1957 mostra Jakiw Palij, que trabalhou como guarda armado no campo de concentração Trawniki, na Polônia ocupada (Foto: US Department of Justice)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias