Anúncios
Um navio de cruzeiro chegou ao porto de Nova York, nos Estados Unidos, carregando uma carga terrível: uma enorme baleia morta presa na proa. A baleia passa agora por procedimentos de necropsia para tentar determinar como o animal morreu e se já estava morto quando foi atingido pela embarcação.
O mamiféro, que possuía cerca de 13 metros de comprimento, pertence à espécie baleias-sei, ou Balaenoptera borealis, uma das maiores baleias que vivem nos oceanos e uma espécie protegida.
Anúncios
Segundo a Oceana Brasil, as baleias-sei foram muito exploradas, principalmente no Hemisfério sul e ao norte do Pacífico, entre 1950 e 1970. Estima-se que mais de 80% da população foi morta e, por isso, a espécie ainda é considerada ameaçada. Agora, não mais pela captura, mas pela poluição sonora, pesca acidental e choque com embarcações. Essa espécie costuma migrar para águas tropicais durante o inverno e voltar para os polos no verão.
O barco envolvido no acidente desta semana foi o Meraviglia, da MSC Cruzeiros, que atracou em Nova York antes de partir para o Canadá. Os responsáveis pela empresa disseram em um comunicado que assim que perceberam o problema avisaram as autoridades competentes e que a MSC possui regulamentos em vigor para evitar colisões com baleias e outros animais no mar.
Anúncios
Fonte: Um Só Planeta