03 de outubro, 2024

Últimas:

Naufrágio de balsa deixa dezenas de mortos no Iraque

Anúncios

O naufrágio de uma balsa superlotada deixou dezenas mortos no rio Tigre, em Mossul, no norte do Iraque, nesta quinta-feira (21). Ela transportava passageiros da margem do rio para uma pequena ilha turística chamada Um al Rabeein. Segundo o Ministério do Interior iraquiano, 94 pessoas morreram.

A maioria das vítimas são mulheres e crianças que não sabiam nadar, disse o chefe da Defesa Civil de Mossul, Husam Khalil. Cerca de 250 pessoas estavam a bordo, cinco vezes mais que a capacidade da balsa, informou.

Anúncios

O número de mortos pode subir. À tarde, segundo o Ministério do Interior iraquiano, apenas 55 pessoas haviam sido resgatadas, incluindo 19 crianças.

Essas pessoas, diz a agência Associated Press, comemoravam o ano novo curdo e o Dia das Mães – os curdos são uma minoria étnica no Iraque. O barco levava as vítimas a uma pequena ilha do próprio rio Tigre, um dos dois mais importantes do Iraque junto com o Eufrates.

Anúncios

Um socorrista contou à AP que conseguiu puxar mais de 20 corpos da água.

“Crianças, mulheres, jovens, o que mais? Foi uma situação difícil”, disse Abdulrazzaq Falih à AP.

Causas desconhecidas

Equipes de resgate procuram por corpos e sobreviventes de naufrágio de balsa no Iraque, nesta quinta-feira (21) — Foto: Stringer/Reuters
Equipes de resgate procuram por corpos e sobreviventes de naufrágio de balsa no Iraque (Fotos: Reprodução)

As causas do naufrágio continuam desconhecidas, mas oficiais iraquianos disseram à AP que houve um problema técnico. Fontes disseram que não havia barcos na área o suficiente para resgatar as vítimas.

Suspeita-se também de que a abertura das barragens pode ter causado aumento no nível de água, o que pode ter desestabilizado a embarcação.

“O Departamento de Recursos Hídricos alertou há alguns dias que o nível de água aumentaria como resultado da abertura de barragens”, disse o prefeito da cidade de Niníve, Abd al-Sattar.

Moradores de Mossul, no norte do Iraque, aguardam resgate de vítimas de naufrágio de balsa — Foto: Farid Abdulwahed/AP Photo
Moradores de Mossul, no norte do Iraque, aguardam resgate de vítimas de naufrágio de balsa (Foto: Reprodução)

É normal o rio Tigre ficar mais cheio nesta época do ano. O fenômeno ocorre porque a neve no topo das montanhas na Turquia – onde fica uma das nascentes do rio – derretem com a chegada da primavera. Uma estação mais chuvosa que o normal, no entanto, pode ter contribuído para uma cheia mais acentuada.

O primeiro-ministro iraquiano, Adil Abdul al-Mahdi, informou em comunicado que ordenou uma investigação imediata para que descobertas fossem apresentadas a ele dentro de 24 horas.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um grave acidente na manhã da última terça-feira (1º) resultou na morte do motociclista Maicon Douglas Silva Mantoan, morador...

Categorias