Anúncios
Imagine encontrar essas lagartas vermelhas e bem chamativas na natureza. À primeira vista, elas passam a impressão de serem perigosas, certo? Errado.
Pelo menos no caso da espécie Morpho hercules, a biologia garante que não há risco de queimaduras e nem irritações na pele após o contato com o inseto, embora o ideal seja sempre não encostar em animais selvagens, tanto pela própria segurança, quanto pela sobrevivência do bicho.
Anúncios
“Essas lagartas são inofensivas. A coloração é o que chamamos de ‘advertência’, e pode inibir a predação por outros animais. No entanto, é possível que elas tenham gosto desagradável, mas isso nunca foi estudado”, explica André Freitas, professor do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas da Unicamp.
No total, são cerca de 32 espécies borboletas do gênero Morpho, exclusivas das Américas do Sul e Central. A Morpho Hercules possui registros na Argentina, Paraguai, Peru e Brasil, com registros nos estados de BA, ES, RJ, SC e SP.
Anúncios
De acordo com o pesquisador, o ciclo de vida da espécie é longo. Isso porque passam dez dias como ovos, nove meses como lagartas, até um mês na pupa até, finalmente, virarem borboletas adultas e voarem durante o verão.
Na fase da lagarta, quando ainda possui essa coloração vermelha forte, a espécie vive em grupos como estratégia de sobrevivência. Dois a três dias antes de empupar, se torna verde.
Após a metamorfose completa, a coloração da borboleta aparece como um castanho, com nuances esverdeados. “Isso é algo comum, a coloração da lagarta geralmente não tem nenhuma relação com a coloração das borboletas”, diz Freitas.
Quando adultas as boboletas Morpho Hercules podem chegar a 17 centímetros de envergadura, os sexos têm aparências semelhantes e costumam ser vistas próximas a córregos e rios. De acordo com o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve), a espécie não está ameaçada de extinção.
Ainda segundo o banco de dados, essa borboleta voa geralmente em trilhas, áreas sombreadas e úmidas da floresta. Tem um voo lento, ondulante de altura baixa ou média, com deslizes padrão e agitação súbita. Costuma repousar em frutos fermentados que caem no chão, ou excrementos de animais.
Fonte: G1