Anúncios
Nascida em Bauru em 29 de junho de 1931, Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida como Vovó Palmirinha, passou os primeiros anos de vida em um sítio na cidade do interior de São Paulo. A apresentadora e cozinheira, que foi revelada por Ana Maria Braga em 1993, morreu neste domingo (7) em São Paulo.
Segundo familiares, Palmirinha estava internada desde o dia 11 de abril e não resistiu a complicações de problemas renais crônicos. Ela tinha 91 anos, vividos quase que inteiramente em São Paulo, para onde Palmirinha foi ao sair de casa ainda criança por causa de problemas que enfrentava com a mãe. Na capital, ela foi criada por uma francesa que a ensinou a cozinhar pratos mais sofisticados.
Anúncios
Em 2014, a apresentadora disse em entrevista a um site local que Bauru era sua “cidade do coração” e São Paulo seu segundo lar. Palmirinha contou ainda que sempre que podia visitava a cidade para rever amigos e que da infância carregava a lembrança do pai cuidando da plantação de feijão, milho e tomate. Ela também lembrou de como começou o interesse pela culinária.
“Desde pequenininha sempre fui muito curiosa e minha mãe, como boa cozinheira, me colocava para mexer nas panelas. Aprendi muita coisa com a minha mãe que tinha uma pensão em Bauru e ela preparava todos os pratos. Quando vim para São Paulo para ser criada por uma senhora francesa, aprendi a fazer pratos mais elaborados”, contou na época em entrevista ao Social Bauru.
Anúncios
Famosa por suas receitas caseiras, a apresentadora tinha um prato especial com nome da cidade e postou o passo a passo do “Bauru de forno” no aniversário de 123 anos do município em 2019.
Ela também falou sobre a receita diferente do tradicional lanche Bauru no programa Revista de Sábado, da TV TEM, daquele ano.
“Quando vim para São Paulo eu pensei em inventar uma receita que o Bauru já saísse quentinho para comer e foi assim que eu fiz o ‘bauru de forno’”, disse em entrevista a apresentadora do programa Priscila Tanganelli.
O velório de Palmirinha acontecerá na segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h, e estará aberto ao público das 11h às 13h. O sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares.
Carreira na TV
Ícone da televisão, Palmirinha marcou uma geração de fãs dos seus programas culinários, a quem chamava de “amiguinhos”.
Palmirinha estreou na televisão no fim da década de 1980, em uma participação no programa da apresentadora Silvia Poppovic, na Band. Além de contar sua história como vendedora de salgados, presenteou a equipe com uma cesta de quitutes produzida por ela.
O carisma e o talento chamaram a atenção de Ana Maria Braga, à época, apresentadora da Record. Ela convidou Palmirinha para o seu programa, “Note e Anote”, em 1993. Palmirinha atuou como colaboradora da atração por mais de cinco anos, ensinando suas receitas.
Em 1997, foi contratada pela TV Gazeta. Na nova casa, participou dos programas “Mulheres” e “Pra Você”. Também apresentou o “TV Culinária” por 13 anos, um marco em sua carreira.
Em 2019, 20 anos depois do início da parceria com Ana Maria, Palmirinha foi convidada para participar do programa “Mais Você”, na TV Globo. A apresentadora da Rede Globo lamentou a morte de Palmirinha nas redes sociais.
Palmirinha deixou a TV Gazeta, em 2010, para se dedicar a projetos pessoais. Desde então, fez participações especiais de programas da TV Globo, como “Mais Você”, “Caldeirão do Huck”, “Altas Horas” e “Programa do Jô”.
Seu último trabalho na TV foi em 2019, como jurada no reality “Chef ao Pé do Ouvido”, no canal por assinatura GNT.
Fonte: G1