A nave de carga Cygnus, operada pela empresa americana Orbital ATK, deixou a Estação Espacial Internacional (ISS) nesta segunda-feira (21), às 8h22 (11h22 de Brasília), carregada com 1,5 tonelada de lixo, segundo a agência espacial americana.
Anúncios
Toda a nave e seu conteúdo serão queimados ao reentrar na atmosfera terrestre, às 18h30 (21h30 de Brasília) deste domingo (27).
Mas até lá, a nave espacial se transformará em um laboratório com o objetivo de melhorar a segurança dos astronautas que vivem no espaço, ajudando os especialistas a entenderem melhor como o fogo se comporta na microgravidade.
Anúncios
“Um incêndio de uma nave espacial é uma das maiores preocupações em relação à segurança da tripulação para a Nasa e a comunidade internacional de exploração espacial”, disse o gerente de projetos Gary Ruff, parte da equipe que trabalha no experimento conhecido como Spacecraft Fire Experiment, ou Saffire.
As nove amostras de materiais que serão inflamados incluem “tecidos retardadores de chamas usados em roupas de astronautas, amostras de janelas de acrílico com bordas e estruturas variadas usadas para recipientes de armazenamento e compostos de silicone”, disse a Nasa.
Fonte: Yahoo!