19 abril, 2024

Últimas:

Nasa divulga vídeo de pouso do robô Perseverance em Marte; assista

Anúncios

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, divulgaram nesta segunda-feira (22) o vídeo gravado pelo robô Perseverance durante o pouso em Marte no dia 18, no arriscado local conhecido como cratera de Jezero.

Veja o vídeo.

Anúncios

“Esta é a primeira vez que somos capazes de gravar um pouso em Marte como esse”, disse o diretor do Laboratório de propulsão a jato da Nasa, Michael Watkins.

No vídeo, é possível ver em detalhes como o robô realizou a delicada manobra de pouso durante os chamados “sete minutos de terror”: nesse intervalo de tempo, o veículo teve de reduzir a velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h.

Anúncios

Ainda na atmosfera marciana, é possível ver o robô abrir o paraquedas que o ajuda a perder velocidade de voo. Neste momento, o veículo está a apenas 11 km do solo.

Em seguida, o Perseverance se separa do escudo térmico que foi essencial para protegê-lo de temperaturas da atmosfera marciana de até 2.100°C.

Então, por um curto período de tempo o robô cai livremente. Neste momento, os retrofoguetes são acionados e três cordas de náilon e um “cordão umbilical” são lançados, por meio dos quais o Perseverance desce lentamente até o solo. A manobra foi chamada pelos cientistas de “sky crane” (guindaste no céu).

Logo após essa sucessão de eventos, as rodas do robô tocam o solo rochoso e avermelhado de Marte e o veículo se solta das cordas e do cordão do propulsor que o ajudaram a pousar.

Momento em que o robô Perseverance abre o paraquedas para diminuir a velocidade espacial e pousar em Marte. — Foto: Nasa
Momento em que o robô Perseverance abre o paraquedas para diminuir a velocidade espacial e pousar em Marte. (Foto: Nasa)
Foto colorida do momento de pouso do robô Perseverance ao planeta Marte. — Foto: NASA/JPL-Caltech
Foto colorida do momento de pouso do robô Perseverance ao planeta Marte. (Foto: NASA/JPL-Caltech)
Imagem feita pelo robô Perseverance na superfície de Marte, divulgada nesta segunda (22). — Foto: Nasa
Imagem feita pelo robô Perseverance na superfície de Marte, divulgada nesta segunda (22). (Foto: Nasa)
Momento em que o robô Perseverance toca o solo de Marte, no dia 18 de fevereiro. — Foto: Nasa
Momento em que o robô Perseverance toca o solo de Marte, no dia 18 de fevereiro. (Foto: Nasa)

“Tenho certeza que vamos estudar esse vídeo por muitos, muitos anos, em busca dos detalhes”, disse um dos cientistas que coordenou a missão, Al Chen.

A chegada do robô ocorreu na cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Este é considerada o local de pouso mais perigoso já tentado em uma missão interplanetária.

Horizonte e solo de Marte em vídeo feito pelo robô Perseverance e divulgado nesta segunda (22). — Foto: Nasa
Horizonte e solo de Marte em vídeo feito pelo robô Perseverance e divulgado nesta segunda (22) (Foto: Nasa)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Operação Policial conjunta resulta na prisão de criminoso integrante do PCC e autor de tentativa de roubo em Botucatu

19/04/2024

Anúncios Uma operação policial coordenada pela Delegacia Especializada de Botucatu desencadeou a prisão de um criminoso...

Categorias