03 de abril, 2026

Últimas:

Nasa divulga primeira imagem da Terra vista da missão Artemis II

Anúncios

A Nasa divulgou nesta sexta (1) as primeiras imagens da Terra capturadas pelos astronautas da missão Artemis II, após a manobra de injeção translunar.

Segundo a agência espacial, o registro, feito pelo comandante Reid Wiseman, mostra duas auroras (no canto superior direito e no canto inferior esquerdo), e a luz zodiacal (no canto inferior direito) é visível enquanto a Terra eclipsa o Sol. Já a faixa marrom visível do lado esquerdo se trata do continente africano.

Anúncios

Outra imagem divulgada mostra o planeta visto de uma das janelas da cápsula Orion.

Imagem da Terra de dentro da cápsula Orion (Foto: Nasa/Reprodução)

Essa é a 1ª vez desde 1972 que astronautas deixam a órbita terrestre rumo ao satélite.

Anúncios

A nave da Nasa realizou na noite desta quinta (2) acionamento de motor que colocou a missão na trajetória do satélite. A manobra, chamada de injeção translunar, é a etapa que tira a nave da órbita da Terra e a lança em direção ao espaço profundo.

É ele que coloca a Orion na chamada trajetória de retorno livre, um caminho que leva a nave até a Lua e depois a traz de volta à Terra usando a gravidade lunar.

O astronauta da NASA, Reid Wiseman, tira foto da Terra pela janela da espaçonave Orion (Foto: NASA/Reid Wiseman)

Quais são os próximos passos da missão?

Com a rota definida, a tripulação seguirá agora em direção à Lua testando sistemas críticos de suporte de vida, comunicação e navegação fora do alcance de satélites terrestres.

O objetivo é testar sistemas da nave com astronautas a bordo, em um voo de cerca de 10 dias que dará a volta na Lua antes de retornar à Terra.

A missão Artemis II, contudo, não prevê pouso na superfície lunar.

No final do dia 5 de abril, a Orion entra na esfera de influência gravitacional da Lua, o ponto em que a atração lunar passa a ser maior do que a terrestre.

O ponto alto da missão acontecerá somente no dia 6 de abril, quando a Orion passará a poucos milhares de quilômetros da superfície da Lua e os astronautas conseguirão observar o satélite pela janela.

Nesse momento, a nave também cruza o lado oculto da Lua e fica sem comunicação com a Terra por cerca de 30 a 50 minutos.

Após o sobrevoo, a missão entra na fase de retorno. A própria gravidade da Lua vai ajudar a trazer a nave de volta.

O encerramento da missão está previsto para 10 de abril, quando a cápsula vai entrar na atmosfera da Terra em altíssima velocidade e pousar no Oceano Pacífico, onde será resgatada.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios CALHOUN, Ga., April 03, 2026 (GLOBE NEWSWIRE) — No âmbito da divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2026...

Categorias