19 de maio, 2024

Últimas:

Nasa descobre como é o fenômeno que afeta aparelhos de GPS na Terra

Anúncios

Uma missão da Nasa, a agência espacial americana, descobriu um processo importante que explica o destino da energia de campos magnéticos que envolvem a Terra. A energia é transferida para partículas, criando jatos de elétrons. Os achados foram publicados na revista “Nature” desta quarta-feira (9).

Os campos magnéticos ao redor da Terra protegem o planeta do vento solar, corrente de partículas carregadas (prótons e elétrons) que vem do Sol. Essas correntes, também chamadas de plasma, eram transferidas para algum lugar mas cientistas não sabiam exatamente como.

Anúncios

Períodos intensos de vento solar também causam ‘tempestades magnéticas’ na Terra que perturbam satélites de GPS e de comunicações terrestres. Por isso, a contribuição do fenômeno é tão importante e deve ser estudada, dizem pesquisadores.

Reconexão magnética descreve fenômeno

Anúncios

O que a missão da Nasa demonstrou é que o campo magnético da Terra utiliza um fenômeno conhecido como “reconexão magnética” para transferir essa energia.

Nessa reconexão, a energia do campo é comumente transferida para íons; no campo magnético terrestre, no entanto, essa energia é transferida para elétrons. Foi a primeira vez que a reconexão magnética foi observada em escalas tão pequenas (a de elétrons), dizem os cientistas.

O fato foi descrito pela Missão Magnetospheric Multiscale, grupo da agência espacial americana que estuda campos magnéticos.

Essas turbulências ocasionadas pelo vento solar não são bem compreendidos na física, apesar de desempenhar um papel fundamental em ambientes e no universo, afirmam pesquisadores.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O desaparecimento de Daiana dos Santos de Oliveira, 25 anos, moradora do bairro Jardim Monte Mor, em Botucatu, tem...

Categorias