20 abril, 2024

Últimas:

Nasa alerta que a Terra absorve quase duas vezes mais calor que em 2005

Anúncios

Pesquisadores da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) e da Administração Oceânica Atmosférica Nacional (NOAA) alertaram para a quantidade de calor absorvido pela Terra. Segundo os analistas, o número praticamente dobrou de 2005 a 2019.

Em comunicado, cientistas da Nasa explicaram que o clima do planeta é determinado por um equilíbrio entre o quanto a energia radioativa do Sol é captada na atmosfera e na superfície e quanta radiação infravermelha térmica a Terra emite para o espaço.

Anúncios

Um desequilíbrio de energia, como é o caso dos resultados da pesquisa, faz o planeta aquecer. “A magnitude do aumento é sem precedentes”, disse o cientista Norman Loeb, principal autor do estudo.

Os pesquisadores apontaram a ação humana como principal culpado. Conforme conta no relatório, o aumento nas emissões de gases de efeito estufa – como o dióxido de carbono – devido à atividade humana prende o calor na atmosfera e não permite que a radiação passe.

Anúncios

O aumento nas temperaturas também causa derretimento da neve e do gelo presente nos oceanos, que, por sua vez, sobem o nível do mar. O calor também ocasiona mudanças nas nuvens, o que, segundo os cientistas, eleva ainda mais o aquecimento.

Outro fator determinante foi uma alteração natural que ocorre no Oceano Pacífico ao passar de uma fase fria para uma fase quente. “Uma fase intensamente quente que começou por volta de 2014 e continuou até 2020 causou uma redução na cobertura das nuvens sobre o oceano e um aumento na absorção de radiação solar”, explicaram os pesquisadores no relatório.

Fonte: Época – Foto: Nasa

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias