Anúncios
Se você costuma olhar torto ou julgar de longe pessoas que têm o hábito de falar sozinha, talvez comece a rever seus conceitos ao descobrir que quem se empenha em monólogos internos tem maior facilidade em resolver problemas e manter o foco em tarefas do dia a dia – e quem diz isso é a ciência.
De acordo com um experimento publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology, criar pistas verbais que desencadeiam imagens mentais ajuda a mente a funcionar de forma mais rápida e aumenta a capacidade de percepção.
Anúncios
O teste foi realizado da seguinte forma: os pesquisadores apresentaram a 20 voluntários uma série de imagens, com um objeto em cada, e pediram para os participantes acharem qual delas era a da banana.
Metade das pessoas foi orientada a repetir em voz alta a palavra “banana”, enquanto a outra metade foi orientada a ficar em silêncio. Quem citou para si mesmo a palavra foi mais rápido em resolver o teste do que quem permaneceu sem falar nada.
Anúncios
Os condutores do trabalho científico ressaltam, no entanto, que a atitude só funciona quando a palavra mencionada em voz alta está relacionada diretamente com o problema que deve ser resolvido. Caso contrário, o “truque” pode atrapalhar o raciocínio e dificultar a solução da tarefa.
Fonte: Vix