21 de maio, 2024

Últimas:

Na ONU, Brasil defende potencial do turismo para manter as florestas em pé

Anúncios

No âmbito da Semana da Sustentabilidade da ONU, encerrada nesta sexta-feira, foi realizado um evento de Alto Nível sobre o papel do turismo na preservação do planeta.

A ONU News conversou com o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, após seu discurso na Assembleia-Geral. Ele afirmou que o país está priorizando a conexão entre turismo e o desenvolvimento sustentável e pretende reforçar essa agenda na preparação para a Cúpula da ONU do Clima, a COP30, que acontece ano que vem na cidade de Belém.

Anúncios

Parque Nacional do Jaú, estado do Amazonas (Foto: Rodolpho Valente)

Expectativas com a COP 30

“O governo do Brasil entende que uma das melhores formas de proteger o meio ambiente, de preservar a floresta em pé, de preservar os mananciais de água do planeta e promover o desenvolvimento das regiões é através do turismo sustentável. Nós temos no nosso país a maior floresta tropical do planeta, conhecida como pulmão do mundo, que é a Amazônia. No próximo ano, inclusive, nós sediaremos a COP30, a COP do Brasil, a COP de Belém, a COP da floresta, exatamente dentro da Amazônia, na porta de entrada da Amazônia, que é na cidade de Belém”.

O ministro afirmou que nessa ocasião técnicos especialistas de meio ambiente do Brasil e de todo o mundo terão uma grande oportunidade para “discutir a preservação da floresta dentro da floresta”.

Anúncios

Ele afirmou que o objetivo maior do encontro será encontrar formas de enfrentar juntos “as acentuadas mudanças climáticas dentro do principal pulmão do planeta, que é a Amazônia”.

Segundo Celso Sabino, o Brasil tem um grande desafio que é “não só apresentar formas eficientes e eficazes de conter as acentuadas mudanças climáticas, mas também de sediar um grande encontro global”. Espera-se que a COP30 conte com a participação de mais de uma centena de delegações lideradas especialmente pelos chefes de Estado de várias partes do mundo.

A relação entre desenvolvimento e preservação

Para o representante brasileiro, o turismo sustentável pode desempenhar um papel-chave em assegurar o desenvolvimento das populações que vivem no entorno das florestas. 

“E nós pretendemos, nesse momento, mostrar a essencialidade de manter, de garantir o desenvolvimento das populações que vivem no entorno das florestas, no entorno dos principais lugares que nós todos do mundo precisamos preservar. O desenvolvimento dessas pessoas. A garantia do desenvolvimento social e econômico dessas pessoas está diretamente relacionado com a preservação e a proteção do meio ambiente e todos nós entendemos que é através da exploração do turismo sustentável que é a forma mais eficiente de alcançarmos isso”.

Floresta amazônica
Floresta amazônica (Foto: ONU)

Polo de turismo sustentável na Amazônia

O ministro do turismo ressaltou ainda iniciativas para que a Amazônia seja um polo de turismo sustentável, com oferta de treinamentos e formações. 

“Nós estamos trabalhando, o Ministério do Turismo do Brasil, na implantação de um núcleo de turismo sustentável dentro da Amazônia. Também estamos trabalhando na instalação de uma grande sede para a formação acadêmica, para qualificação profissional na área do turismo sustentável, também dentro da Amazônia. O governo brasileiro tem investido muito no combate a focos de incêndio, na fiscalização e no acompanhamento. Já estamos ostentando números bem melhores do que nos anos anteriores em relação à manutenção da floresta em pé”.

Celso afirmou que o Brasil está trabalhando para garantir que as pessoas que vivem na floresta, ao lado árvores centenárias, tenham “condições de se desenvolver econômica e socialmente, sem precisar derrubar aquela que pode manter o sustento da sua família, o desenvolvimento dos seus filhos, sem precisar invadir a floresta de forma predatória”. 

Fonte: ONU

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios No início da noite desta segunda-feira (20), uma equipe do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE) realizou a captura...

Categorias