Anúncios
Começou nesta terça-feira (14), na China, o maior movimento migratório do planeta.
A preparação é gigantesca, com logística, segurança, limpeza, decoração. Chineses costumam voltar às suas cidades natais para celebrar em família o Ano Novo Lunar. A virada vai ser só no dia 29 de janeiro, mas as festas e as viagens já começaram.
Anúncios
Nesta terça-feira (14) foi o primeiro dos 40 dias de deslocamentos. Só de trem, já partiram mais de 10 milhões de passageiros. E 160 milhões de chineses pegaram a estrada. Até 22 de fevereiro, devem ser 9 bilhões de viagens – um recorde. A maior migração de pessoas do mundo.
Pelo olhar estrangeiro, a tradição parece ter um quê de réveillon com carnaval. A cenografia é levada muito a sério. Em Sichuan, enormes lanternas combinam elementos culturais tradicionais com tecnologia moderna. Em Yunan, o show é debaixo d’água.
Anúncios
No zodíaco chinês, é hora de começar a dar tchau para o ano do dragão e se preparar para o da serpente. O animal tem uma imagem ambígua na cultura do país. É um símbolo de espiritualidade, sabedoria, renascimento e longevidade, mas também pode representar o mal e o perigo.
Esta é a primeira comemoração desde que a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura incluiu o festival na lista de patrimônio cultural imaterial da humanidade. A Unesco destacou os conhecimentos tradicionais para preparação das festas e afirmou que o evento fortalece a identidade chinesa e promove a paz. Um senhor não tem dúvidas:
“A paz é a maior felicidade, e é isso que traz mais alegria para as pessoas comuns como nós”.
Fonte: Jornal Nacional