Anúncios
Agente de saneamento ambiental retira balde de plástico de quintal de residência durante mutirão de limpeza realizado em Botucatu
O mutirão do programa Meu Bairro de Cara Nova, realizado no sábado, em nove bairros de Botucatu retirou quase 800 toneladas de materiais inservíveis dos bairros percorridos. Móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, latas e baldes são alguns tipos de lixo que foram tirados de circulação.
“Só depois de uma ação como esta percebemos como o consumo desenfreado leva a população acumular objetos que perdem rapidamente sua utilidade e por isso somos conduzidos a comprar mais e mais. Quando nos damos conta, estamos cercados de coisas sem serventia, que geram dor de cabeça e fazem as pessoas descartarem todo esse lixo de maneira incorreta nos terrenos. Por isso esse mutirão é importante não apenas pela limpeza em si e os benefícios à saúde pública, mas também para provocar essa reflexão quanto ao consumo exagerado”, argumenta o secretário de Obras, André Peres.
Anúncios
Além do recolhimento de materiais inservíveis, agentes da Vigilância Ambiental em Saúde percorreram casa por casa dos bairros abrangidos pelo programa. Eles orientaram os moradores sobre os potenciais recipientes de água parada e que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. As casas que apresentaram melhores cuidados receberam um selo alusivo de combate ao mosquito com os dizeres “Eu faço a minha parte”.
Outro destaque foi a revitalização feita na área pública ao lado do Campo do 7 de Setembro, na rua Izidoro Bertaglia, Jardim Flamboyant, onde está instalada uma academia ao ar livre. Com ajuda da Secretaria de Esportes foi providenciado o reparo de alguns aparelhos para atividade física e instalado um playground. Novo paisagismo, rampa de acessibilidade e um bebedouro agora também fazem parte do espaço. A Secretaria de Mobilidade Urbana ainda instalou uma cobertura de metal no ponto de ônibus já existente no local.
Anúncios
Totens do Meu Bairro de Cara Nova e o plantio de ipês brancos também marcaram a passagem do programa no Monte Mor, Iolanda e Flamboyant. Como a demanda apresentada foi muito maior do que o esperado, a Secretaria de Obras continuará com os serviços de zeladoria até chegar aos demais bairros programados anteriormente como Jd. Itália, Chácara dos Pinheiros, Jd. Mirante, Jd. Paraíso II, Altos do Paraíso e Colinas do Paraíso.
Fonte: JCnet