ONU diz que eleições foram pacíficas no Haiti e na Costa do Marfim

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje (26) que as eleições de ontem (25) no Haiti e na Costa do Marfim foram pacíficas. O porta-voz Stephane Dujarric afirmou que as zonas eleitorais haitianas abriram e fecharam no horário determinado.

Dujarric disse que o comparecimento às urnas ainda será determinado pelo Conselho Eleitoral Provisório do Haiti, mas, segundo ele, a maioria dos observadores percebeu um movimento maior nesse domingo.

Segundo o porta-voz da ONU, durante o primeiro turno das eleições no país caribenho, em 9 de agosto, o comparecimento de eleitores alcançou 18%.

Dujarric acrescentou que aproximadamente dez mil agentes da Polícia Nacional haitiana e policiais e militares da força da ONU, a Minustah, participaram das operações de segurança.

Foram registrados 48 incidentes durante o domingo, o que representa metade das ocorrências no primeiro turno.

De acordo com o porta-voz, a fase final do ciclo de eleições no Haiti está marcada para 27 de dezembro e incluirá disputas municipais e um segundo turno da corrida presidencial, caso nenhum dos candidatos consega a maioria dos votos no pleito de domingo.

Costa do Marfim

Na Costa do Marfim, Dujarric citou relatório da Missão da ONU no país, a Unoci, afirmando que a situação permaneceu pacífica durante todo o dia, com alguns pequenos incidentes na região oeste.

Segundo ele, os resultados das eleições presidenciais devem ser divulgados até terça-feira (27). A Unoci disponibilizou soldados e equipamentos para ajudar nas operações por todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes